FitnessNotícias

Por que musculação é bom para quem quer emagrecer?

Entenda como exercícios de força fazem com que corpo consuma mais energia e queime gordura, resultando no emagrecimento

Musculação não é indicada apenas para quem busca hipertrofia, sendo também excelente para o emagrecimento. Isso porque a construção de massa magra e o papel do músculo no metabolismo humano ajudam a aumentar o gasto calórico e a queimar gordura.

Basicamente, para emagrecer é necessário obter déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que se consome. Para além da diminuição de ingestão calórica com uma alimentação saudável, exercícios físicos elevam o consumo de calorias, o que colabora para o objetivo de se chegar ao tão desejado déficit calórico.

Só que a musculação possui enorme importância nessa engrenagem. Embora exercícios aeróbicos possam queimar mais calorias durante as atividades em si, os treinos de força têm benefícios para além do momento da execução.

Por que musculação é bom para emagrecer? Fisiologista Turibio Barros explica – Foto: (Reprodução/Internet)

Um estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, concluiu que musculação é melhor para emagrecer e controlar o açúcar no sangue do que exercícios cardiorrespiratórios, como caminhada, corrida ou natação.

— O músculo é a maquinaria metabólica, e é só ali que se queima gordura. Portanto, se a pessoa quer emagrecer, precisa ter uma maior massa muscular. Isso porque, para construir músculos, é necessário potencializar a queima de calorias. Inclusive durante o repouso. É durante o repouso que o indivíduo consegue uma elevação da taxa metabólica, caso apresente uma maior massa muscular — explica o mestre e doutor em Fisiologia do Exercício Turibio Barros, colunista de EU Atleta.

— Quanto mais massa muscular a gente tiver, mais a gente queima calorias, inclusive em repouso, sem fazer exercício, simplesmente para manter a massa muscular — resume o especialista.

Musculação tem uma série de benefícios para quem deseja emagrecer – Foto: (Reprodução/Internet)

Com o músculo sendo quebrado e, portanto, precisando ser reconstruído, a queima de calorias continua depois do exercício. É quando ocorre o consumo excessivo de oxigênio pós-exercício (EPOC), que é influenciado pelo peso da pessoa, pela alimentação e pela intensidade da atividade realizada.

— Costumamos dizer que os exercícios de musculação são anaeróbicos, ou seja, atividades físicas cuja energia não é proveniente da utilização de oxigênio e, consequentemente, do metabolismo de gordura (lipídico). Na verdade, na musculação se contrai o que chamamos de “dívida de oxigênio”, com o débito sendo “pago” na recuperação, na utilização de gordura para restabelecer as reservas energéticas anaeróbias — detalha Turibio.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

— Exercícios físicos são capazes de aumentar a lipólise (quebra da célula de gordura corporal), mas é necessário oxidar a gordura, ou seja, a gordura precisa ser utilizada como energia para ser eliminada do corpo. No período de recuperação, após uma sessão única de exercício, a oxidação das gorduras também é fonte de energia deste processo, ou seja, há uma queima de gordura no processo de recuperação muscular. Neste momento, não há demanda por energia rápida, por isso que a gordura é utilizada como fonte energética — complementa a nutricionista Renata Araujo.

Foto: (Reprodução/Internet)

Outro ponto importante é que, segundo especialistas, a musculação colabora para o aumento da chamada Taxa Metabólica Basal (TMB) – o quanto o organismo humano consome de energia diariamente para funcionar, mesmo parado. Ou seja, fazendo musculação, o corpo passa a queimar mais calorias ainda que esteja em repouso.

Isso acontece porque a massa magra construída pela musculação requer maior consumo de energia para ser mantida, resultando em mais calorias queimadas, o que contribui para o déficit calórico necessário ao emagrecimento.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Em uma revisão sistemática de 116 estudos, pesquisadores da Universidade Edith Cowen, na Austrália, e da Universidade de Caxias do Sul, no Brasil, descobriram que a combinação de exercícios de musculação e a redução de calorias com uma dieta nutricional supervisionada por nutricionistas é uma estratégia eficaz para a perda de peso, mesmo sem estar acompanhada de exercícios aeróbicos. Conforme a análise, exercícios como levantamento de peso, combinados com déficit calórico, já auxiliam na redução da gordura corporal.

Resumindo: a musculação ajuda a perder peso, uma vez que estimula o ganho de massa muscular ao mesmo tempo que permite a perda de gordura. Isso acontece porque os exercícios de musculatura fazem com que o indivíduo acelere o metabolismo e queime mais energia para fortalecer os músculos, mesmo em repouso. Maravilhoso, não?

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp e Telegram

Por: Úrsula Neves, para o EU Atleta — Rio de Janeiro

Fonte: Turibio Barros, mestre e doutor em Fisiologia do Exercício colunista de EU Atleta.

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/reportagem/2024/05/24/c-por-que-musculacao-e-bom-para-quem-quer-emagrecer.ghtml

Deixe uma resposta