Por que é mais fácil ingerir calorias do que gastá-las?
Você treina para comer ou come para treinar? Nutricionista Cris Perroni explica por que é tão importante manter um balanço energético equilibrado
Você treina para comer ou você come para treinar? Atletas profissionais e atletas amadores precisam ter atenção ao equilíbrio entre ingestão energética e gasto alimentar. É preciso ter preocupação com qualidade e quantidade de alimentos consumidos, porque é muito mais fácil “ingerir calorias” do que “gastar”. Veja uma comparação entre gasto e ingestão para entender por que é tão difícil manter um equilíbrio energético:
Quanto um indivíduo de 70kg gasta em 1 hora de treino de corrida, aproximadamente:
Nutrir-se adequadamente é a solução para treinar com qualidade — Foto: Internet
– Corrida a 17,5km/h = 1225 kcal
– Corrida a 12km/h = 875 kcal
– Corrida a 10km/h = 700 kcal
Valor calórico de algumas preparações e bebidas:
– Porção de 200g de Linguiça calabresa = 840 kcal
– Cheesburguer Gourmet (200g) = 900 kcal
– Aipim frito (400g) = 1300 kcal
– Bife à milanesa (150g) = 450 kcal
– Pizza Muçarela (2 fatias) = 560 kcal
– Cerveja (350ml) = 150 kcal
– Vinho Tinto (175ml) = 140 kcal
A qualidade alimentar é determinante: fritou, adicionou queijo, manteiga ou creme de leite a uma preparação, há aumento do valor calórico.
A alimentação do nosso dia a dia precisa ser mais simples, com menor quantidade de gordura e tendo atenção à quantidade de alimentos ingeridos. Porcione os alimentos. O consumo de bebida alcoólica potencializa ainda mais o aumento das calorias ingeridas. Equilibre o consumo de álcool com as preparações.
Nutrir-se adequadamente é a solução para treinar com qualidade. A alimentação e suplementação adequadas são combustíveis necessários para ter saúde, fornecer energia e nutrientes importantes para prática esportiva, retardar a fadiga, acelerar a recuperação muscular, minimizar riscos de lesões e proteger o sistema imunológico.
A associação de exercício físico regular e alimentação equilibrada é a chave para manutenção de um peso saudável, boa composição corporal e saúde. Nutrição e exercício individualizados e periodizados são importantes para melhora do desempenho esportivo, sempre levando em conta a história clínica, estilo de vida, hábito alimentar e objetivos.
Por: Cris Perroni – Rio de Janeiro
Fonte: Cris Perroni, Nutricionista formada pela UFRJ, pós-graduada em obesidade e emagrecimento, com especialização em nutrição clínica e em nutrição esportiva
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2021/09/20/por-que-e-mais-facil-ingerir-calorias-do-que-gasta-las.ghtml