NotíciasSaúde em Foco

Por que as pessoas costumam engordar quando envelhecem?

Estudo confirma que há uma tendência ao ganho de peso com a idade e especialistas explicam por que isso acontece e dão dicas para evitar

Todo mundo conhece alguém que não está satisfeito com o próprio corpo, especialmente com o passar dos anos. É comum que as pessoas, conforme vão envelhecendo, reclamem da tendência para engordar, independentemente do esforço em dietas. Recentemente, um estudo realizado pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, revelou que indivíduos mais velhos realmente têm razão em se preocupar mais com o peso. De acordo com a pesquisa, publicada na revista Nature Medicine, a rotatividade de lipídios no tecido adiposo diminui durante o envelhecimento, o que faz com que boa parte dos adultos sofra para manter o corpo e o peso desejados. O endocrinologista Fábio Moura, do Departamento de Atividade Física da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), explica que, no processo de envelhecimento, é normal que pessoas em idade mais avançada sintam esse efeito na balança, mesmo que consumam a mesma quantidade de alimentos de antes.

– Nesse processo, temos uma tendência a um aumento de massa gorda, com a diminuição no número e na qualidade de nossas células musculares. Isso faz com que a taxa metabólica basal, o gasto de energia mesmo em repouso, fique mais baixo. Quanto mais gordura e menos músculos, menor a taxa metabólica basal e maior a chance de ganhar peso, mesmo que a pessoa consuma a mesma quantidade de alimentos de antes – declara Moura.

  As mudanças hormonais da menopausa influenciam no ganho de peso — Foto: Internet

Que fatores influenciam?

Embora não exista um único fator que possa definir a luta de pessoas mais velhas contra a balança, o especialista Fábio Moura conta que vários elementos podem facilitar o ganho de peso com a idade, como genética, quedas hormonais, sedentarismo e hábitos alimentares. No caso das mulheres, as mudanças hormonais desempenham grande papel a partir da menopausa, quando cessa a produção do estrogênio.

– Esse processo (de ganho de peso) ocorre por uma alteração entre fatores genéticos e de alimentação. Isso começa a ficar mais claro a partir dos 40 anos de idade, e por muitos fatores, como quedas hormonais. É mais frequente que aconteça com mulheres (especialmente após a menopausa), mas homens também são atingidos com alterações de hormônios sexuais, de uma forma mais lenta e progressiva. Tem a questão do sedentarismo também: quanto mais sedentária a pessoa é, mais ocorrem essas alterações. Pessoas que fumam e que dormem pouco também tendem a ganhar mais peso – afirma.

Por que mulheres sofrem mais?

Não é novidade que as mulheres costumam engordar mais fácil que os homens, principalmente pela retenção de líquidos. Após a menopausa, elas sofrem ainda mais para controlar o peso, conforme explica a nutróloga Karina Hatano, médica do esporte do Instituto Cohen.

– As mulheres, além de terem mais retenção de líquidos, possuem maior quantidade de gordura na composição corporal e isso se mantém ao longo da vida. Por alguns fatores hormonais após a menopausa, a mulher tende a acumular ainda mais gordura, principalmente na região abdominal e do quadril – revela Karina.

Como evitar engordar ao envelhecer?

Segundo a nutróloga Karina Hatano, mestre em Medicina do Exercício e do Esporte pela Unifesp, os alimentos termogênicos, responsáveis por potencializar a queima de gordura no organismo, são uma boa opção para quem deseja perder peso e não consegue por causa da idade.

– Entretanto, alimentos termogênicos devem estar presentes dentro de uma alimentação balanceada – diz Hatano.

A nutricionista Clarissa Hiwatashi Fujiwara, membro do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), ressalta que é ainda mais importante focar na quantidade e qualidade dos alimentos, que devem ser in natura sempre que for possível. Além disso, a especialista indica a prática de exercícios físicos, a fim de promover o aumento de massa magra no corpo.

– Mais do que focar no consumo dos alimentos termogênicos, que podem promover um aumento do gasto energético, mas de forma muito discreta e com um efeito menor sobre o peso e composição corporal, é fundamental ter em mente a importância do controle da ingestão alimentar em termos quantitativos e qualitativos; isto é, o tamanho das porções dos alimentos e bebidas e a frequência de consumo, priorizando os alimentos in natura e com menor nível de processamento possível – recomenda Fujiwara. – Adicionalmente, o exercício físico, além de promover o gasto energético, torna-se um pilar essencial em relação à composição corporal saudável, tanto para a manutenção quanto para o aumento da massa magra, visto que, no processo de envelhecimento, há tendência de perda de massa magra.

Exemplos de termogênicos:

– Cafeína, presente no café;

– Chá mate, chá verde, chá preto e chá branco;

– Pó de guaraná;

– Pimentas;

– Gengibre;

– Canela;

Cinco dicas para driblar o ganho de peso com a idade

O EU Atleta preparou cinco dicas para você se cuidar melhor e evitar o ganho de peso causado pela idade, com base nas recomendações dos especialistas Fábio Moura, Karina Hatano e Clarissa Hiwatashi Fujiwara. Confira abaixo:

1. Tenha uma alimentação rica em legumes, verduras, frutas e proteínas magras – O objetivo é de reduzir a inflamação do organismo;

2. Durma bem e não fume – Assim você consegue diminuir a inflamação e a queda hormonal;

3. Diminua a cota calórica – Coma um pouco menos, mas consuma alimentos de qualidade melhor;

4. Observe os sinais de fome e de saciedade – Termine a refeição no ponto de saciedade “confortável” , não com estômago completamente cheio, mas com a percepção de que comeu o suficiente;

5. Mantenha uma rotina de exercícios de entre 150 e 300 horas semanais de atividades físicas moderadas ou de 75 a 150 minutos semanais em ritmo intenso – Realize musculação pelo menos duas vezes por semana, além de um exercício aeróbico no mínimo três vezes por semana.

Por: Gabriela Maruyama, para o EU Atleta — São Paulo

Fonte: Fábio Moura, endocrinologista do Departamento de Atividade Física da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso)

Karina Hatano,nutróloga mestre em Medicina do Exercício e do Esporte pela Unifesp

Clarissa Hiwatashi Fujiwara,nutricionista membro do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso)

Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/por-que-as-pessoas-costumam-engordar-quando-envelhecem.ghtml

Deixe uma resposta