Por que a atividade física é importante na adolescência? Especialista explica
Texto de Medida Provisória que retirava do currículo escolar a obrigatoriedade da prática de exercícios físicos durante o Ensino Médio causou polêmica nos últimos dias
Nesta semana, entrou em discussão a obrigatoriedade das aulas de educação física no ensino médio. Felizmente, o texto inicial da Medida Provisória que foi publicada estava equivocado, e a educação física não será cortada do currículo escolar nacional.
Já falei sobre a importância da prática de atividade física na infância, mas o que eu não disse ainda é que justamente no ensino médio os adolescentes viram sedentários. Uns pela fase adolescente preguiçosa, outros pela carga excessiva de estudos, alguns porque começam a trabalhar ou a namorar, e eles não tem a menor pretensão de se preocupar com a saúde.
Mas é justo nessa fase que as meninas começam, por exemplo, a ter dores nos joelhos devido ao aumento do quadril, distúrbios hormonais e alterações de humor. Os meninos passam pela fase do estirão, com aumento da produção hormonal e crescimento desordenado do corpo. Todas essas alterações geram desvios posturais e possíveis lesões no futuro.
A prática regular de exercícios pode trazer equilíbrio emocional e físico em todas as fases da vida. Além disso, contribui para que esses novos adultos mantenham o hábito saudável e previnam doenças de qualquer tipo. Qualquer exercício regular é bem-vindo. Pratique!
Por Deborah Povoleri
Rio de Janeiro
Fonte:DEBORAH POVOLERI
Educadora física pós-graduada na área de fitness e saúde com experiência de 15 anos no Brasil e no exterior. Possui certificações internacionais como CrossFit, HIIT, Body Systems, Fisio Ball, Fit Flex. Atua como Head Coach de CrossFit e Personal Trainer.
Transcrito:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2016/09/por-que-atividade-fisica-e-importante-na-adolescencia-especialista-explica.html