Plano de 24 horas para compensar as jacadas na dieta
Comeu demais? Saiba exatamente o que fazer para voltar aos trilhos e não comprometer a perda de peso
Beba água entre as 6 e as 7 da manhã
Um copo de água – de preferência quente e com limão – estimula o funcionamento do intestino e reduz o inchaço que o dia anterior trouxe. “O líquido ainda faz uma faxina no organismo e auxilia a eliminação de substâncias tóxicas por meio da urina”, conta Letícia Mendes, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.
Tome café da manhã às 9h
A primeira refeição do dia é responsável por dar aquele empurrãozinho no metabolismo, perfeito para quem andou exagerando. Na hora de pôr a mesa, opte por fontes de proteína para deixá-la satisfeita por mais tempo e de fibra para auxiliar na digestão.
Almoce entre meio dia e 13h
“É nessa hora que nossas enzimas digestivas começam a trabalhar a todo vapor”, revela Letícia. Pegue carona nessa onda e aposte em uma salada variada com proteína magra e vegetais. Dica: adicione feijões brancos ao prato para evitar a compulsão por açúcar, que geralmente dá as caras após um dia de indulgência.
Faça um lanche entre as 15h e as 16h
O período da tarde é primordial para o sucesso das funções do organismo. “Caso você não belisque alguma coisinha saudável nesse horário, o risco de atacar uma besteira até a hora de ir dormir aumenta muito”, alerta Letícia. Então use as frutas a seu favor e delicie-se com uma bem docinha, como o melão.
Exercite-se entre as 17h e as 18h
“No início da noite, os hormônios e neurotransmissores que nos fazem sentir bem sofrem uma queda”, explica Letícia. Para regularizar a situação você tem duas opções: esbaldar-se numa barra de chocolate ou sair para fazer uma caminhada. Como você provavelmente já saboreou o doce no dia anterior, fique com a atividade física!
Jante entre 18h e 19h
Se você seguiu à risca todas as dicas até aqui, não coloque tudo a perder na última refeição do dia. Vá de sopa de vegetais ou vegetais cozidos para terminar de reduzir o inchaço e os gases. E, antes de sair da mesa, aprecie um chá de camomila, que acalma e favorece a digestão.
Durma às 21h
Deite cedo para dar tempo ao seu corpo de processar o fato de que você está voltando a uma rotina regrada. Você acordará sentindo-se renovada e mais do que disposta a manter uma alimentação equilibrada pelo resto da semana.
Por: Caroline Randmer (colaboradora)
Fonte: Letícia Mendes, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.
Transcrito: https://boaforma.abril.com.br/dieta/plano-de-24-horas-para-compensar-as-j