DiversosFitness

Pisada pronada causa lesão? Saiba como evitar se machucar usando o equipamento certo

cientistas e profissionais da saúde que até hoje não têm uma resposta conclusiva e definitiva sobre o assunto

Você fez um teste e descobriu que sua pisada é pronada. E agora? Está em maior risco de se machucar? Precisa tomar algum cuidado especial? Essas dúvidas não passam apenas na cabeça dos corredores, mas também de cientistas e profissionais da saúde que até hoje não têm uma resposta conclusiva e definitiva sobre o assunto.

Por muito tempo a pisada pronada foi vista como uma vilã, algo a ser corrigido com tênis específicos e palmilhas para diminuir as chances de lesão. Porém, após anos de pesquisas e esforços para o controle dessa pisada, os corredores com pronação excessiva continuavam se machucando da mesma maneira. E assim, nos últimos anos, entendeu-se que o problema não é a pronação isoladamente, e sim um conjunto de vários fatores que levam a uma lesão, e que tentar controlar uma pisada pronada não é o principal foco para prevenção.

Os estudos científicos até hoje mostram dois tipos de resultados. Aqueles que não acompanham os corredores, que os avaliam em apenas uma sessão de teste, mostram que a pronação tem relação com algumas lesões, como a canelite e a fasceíte plantar. Já estudos que acompanham os corredores por um ano, controlando o volume de treinamento, e têm o poder de estabelecer uma relação de causa e efeito, mostram em sua maioria que a pronação não é causa de lesões em corredores.

Portanto, entenda que o resultado do teste de pisada não é uma sentença de lesão nem uma necessidade absoluta de troca de tênis. E é importante associá-lo com outras informações, como a biomecânica da corrida do corpo todo, o volume de treinamento e a força muscular.

Sobre cuidados especiais após um teste, eu sugiro fortalecimento dos músculos do pé e quadril, continuar com o tênis que te deixa mais confortável e procurar um profissional da saúde para sanar dúvidas e prescrever orientações específicas.

Por: Raquel Castanharo — Jundiaí, SP

Fonte: Fisioterapeuta formada e mestra em biomecânica da corrida na USP. Realizou pesquisa em biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, Canadá. Trabalha com fisioterapia e avaliação biomecânica em São Paulo e Jundiaí (Foto: Eu Atleta)

Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/post/2018/11/10/pisada-pronada-causa-lesao-saiba-como-evitar-se-machucar-usando-o-equipamento-certo.ghtml

Deixe uma resposta