FitnessNotícias

Pilates para atletas: veja os principais benefícios

Além de desenvolver o condicionamento físico, método alivia dor de cabeça e promove melhorias na flexibilidade e estabilidade. Entenda

Historicamente, o pilates foi utilizado na reabilitação de soldados de guerra. Claro que, para esse caso, foi usado como tratamento, mas o método também conquistou pessoas pelo desenvolvimento do condicionamento físico, habilidade importante para suportar a rotina de combate. Depois disso, a atividade por muito tempo foi desenvolvida e atrelada ao meio da dança. Joseph Pilates, inventor da metodologia, ainda praticou Boxe e Luta greco-romana, que tiveram influência na criação do pilates. A partir dos anos 80, a técnica passou a ser introduzida na rotina clínica e, no início dos anos 2000, passou a ser propagada no meio fitness, chegando aos esportes.

O pilates envolve respiração, concentração, controle, ritmo, equilíbrio muscular, além de integração e saúde do corpo como um todo. Os atletas, por sua vez, precisam usar sua energia e intensidade durante a atuação, buscando melhor rendimento, resultado e segurança.

Pilates exercícios core eu atleta — Foto: Internet

Geralmente, começa-se a praticar pilates por indicação médica por conta de lesões ou flexibilidade e postura comprometidas. O interessante é que os atletas acabam aderindo ao método após essa fase de reabilitação, porque, provavelmente, percebem o quanto esse método de treinamento contribuiu para melhorar aspectos, como nível de dor, força, flexibilidade, estabilidade, mobilidade e postura, além do controle mental sobre os movimentos.

Durante a prática esportiva, os atletas executam gestos esportivos que são realizados repetidamente ou contam com forte impacto e explosão, conforme a modalidade. Os praticantes de esportes com prancha, por exemplo, precisam de muita força e estabilidade no Core para conseguir realizar rotações em várias articulações de forma simultânea e integrada, sem que percam o equilíbrio. Os exercícios do pilates podem ajudar a aprimorar, de forma parcial e integrada, esses movimentos rotacionais e ainda auxiliam na melhora do alinhamento postural.

 

Dessa maneira, o condicionamento físico adequado, além de trazer os benefícios fisiológicos básicos, torna-se indispensável para evitar lesões, sejam elas articulares ou musculares. Condicionamento físico não é só força, estamos falando também de flexibilidade, resistência, coordenação e propriocepção. Todos esses quesitos devem ser desenvolvidos e harmonizados, principalmente quando se trata de atletas de alta performance.

Os esportes de alto nível, na maioria das vezes, são decididos por um ponto, por uma falha ou por centésimos de diferença, exigem disciplina e preparação intensa. O rendimento de cada pessoa é influenciado pelas condutas adotadas em seu treinamento e pode ser melhorado com estratégias combinadas para aumentar performance. Fisicamente, e respeitando as particularidades de cada indivíduo e esporte, o atleta precisa ter força e mobilidade. Precisa ainda treinar habilidades e gestos específicos de cada modalidade.

Independente da modalidade praticada e do nível do atleta, as aulas de pilates são sempre prescritas de forma personalizada, respeitando os objetivos específicos de cada um. A progressão dos treinos de pilates é feita com base no nível de dificuldade dos exercícios e na complexidade das séries, que vão exigindo cada vez mais consciência corporal, memória e resistência física.

Você que pratica esportes, seja de forma recreacional, amadora ou profissional, não precisa abrir mão da saúde para melhorar o seu desempenho. Podemos perceber que a alta variedade de exercícios no pilates é enorme. Sua aplicabilidade irá variar de acordo com as particularidades de cada um pessoa e modalidade.

Independente do esporte, o benefício está testado e aprovado. Através do método, os atletas terão condições de integrar os movimentos corporais, alinhar a postura e favorecer a organização corporal, potencializando o seu desempenho e prevenindo lesões.

Por: Alinne Tavares Fernandes — Rio de Janeiro

Fonte: Eu Atleta

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2021/09/04/pilates-para-atletas-veja-os-principais-beneficios.ghtml

Deixe uma resposta