FitnessNotícias

Peso livre ou aparelho: saiba o que é mais indicado na hora da malhação

Especialista diz que quando se busca performance, melhora de condicionamento e saúde, quanto mais integrado forem nossos músculos, melhor será o resultado. Leia!Banner de dentro dos posts

Toda vez que usamos pesos livres para realizar algum exercício, outras partes do corpo, além do músculo que está sendo treinado, se envolvem no movimento. Quando estamos em pé ou sentados fazendo atividades com barras ou halteres, por exemplo, nosso corpo se organiza de forma a estabilizar e distribuir o peso do corpo além do peso que estamos carregando. Esse trabalho é realizado principalmente pelo core (músculos abdominais e eretores da coluna ou paravertebrais; também conhecidos como músculos estabilizadores)

Por outro lado, os exercícios em máquinas são bem específicos. Trabalham um músculo ou grupo muscular de cada vez, e em apenas uma direção. Elas são usadas para trabalhar isoladamente aquele músculo que está sendo treinado naquele dia ou o músculo que precisa de um pouco mais de atenção por alguma lesão ou assimetria.

As máquinas são ferramentas que proporcionam segurança pelo fato de não exigirem grande coordenação muscular por parte do praticante. Por isso, são interessantes para aquelas pessoas que precisam ganhar força antes mesmo de aguentarem o peso do próprio corpo.

maxresdefault (1)

Quando buscamos performance, melhora do condicionamento físico e saúde, quanto mais integrado forem nossos músculos, melhor será o resultado. Para isso, um bom programa de treino pode combinar máquinas e pesos livres.

Procure exercícios com pesos livres que utilizem mais de uma parte de corpo, que tenham mudança de direção ou de plano, como os exercícios dinâmicos: agachamentos, passadas, flexões de braço, barras paralelas, puxadas, entre outros. Esses tipos de exercícios trabalham o corpo todo de uma só vez.

Use as máquinas para um reforço mais especifico de um grupo muscular, por exemplo, para desenvolver adutores do quadril, use cadeira adutora. Lembre-se de ter sempre a orientação de um profissional de educação física e ouvir o seu corpo, respeitando seus limites. Bons treinos!

Por Deborah Povoleri
Rio de Janeiro

footer_especialista_deborah
Fonte:DEBORAH POVOLERI

Educadora física pós-graduada na área de fitness e saúde com experiência de 15 anos no Brasil e no exterior. Possui certificações internacionais como CrossFit, HIIT, Body Systems, Fisio Ball, Fit Flex. Atua como Head Coach de CrossFit e Personal Trainer.

Transcrito:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2016/07/peso-livre-ou-aparelho-saiba-o-que-e-mais-indicado-na-hora-da-malhacao.html

Banner de dentro dos posts 2

Deixe uma resposta