Pão engorda, leite inflama e outras mentiras sobre alimentação
No Dia da Mentira, nutricionista Cris Perroni lista 5 conceitos que não são verdade, pois não têm embasamento científico
Neste Dia da Mentira, vamos esclarecer informações disseminadas sobre alimentação que não têm embasamento científico.
1. Pão deve ser retirado da dieta porque engorda
Pão, usualmente, contém como primeiro ingrediente a farinha de trigo. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para um pão poder ser chamado de integral, a quantidade de ingredientes integrais tem que ser maior do que a de ingredientes refinados e ao menos 30% de todos os ingredientes devem ser integrais. O primeiro ítem deve ser farinha de trigo integral e pode conter outros cereais (linhaça, quinoa, aveia, centeio, amaranto), frutas e nuts (castanha, avelã, nozes).
Pão pode ser consumido dentro de dieta de emagrecimento, porque, por si só, não engorda em consumo moderado – Foto: (Reprodução/Internet)
O trigo pode ser substituído por outras fontes de carboidratos como batata, aipim, polvilho, tapioca, milho. Esses alimentos possuem, em 100 gramas, cerca de 360 kcal.
Não apresentam alta densidade nutricional. O que pode elevar o valor energético da preparação é o recheio ou consumir pão em excesso.
2. Leite inflama
Na última década surgiu a crença de que o consumo de leite e derivados aumentaria inflamação no corpo.
Estudo publicado em 2019 por Stine Ulvene colaboradores em indivíduos adultos (acima de 18 anos) observou que o consumo de leite ou de produtos lácteos não apresentou efeito inflamatório em adultos saudáveis ou entre adultos com sobrepeso ou obesidade ou que tinham síndrome metabólica ou diabetes mellitus tipo 2. Não há alteração nos marcadores inflamatórios.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
3. Comer carboidrato à noite engorda
Engordar e emagrecer é uma conta matemática entre o que você ingere e o que você gasta. Ao ingerir menos calorias e aumentar o gasto energético, o peso reduz. A qualidade da alimentação e o exercício físico são importantes para determinar a qualidade do emagrecimento, poupando a perda de massa muscular e maximizando a redução da gordura corporal.
Para indivíduos que não conseguem se alimentar na parte da manhã e irão fazer exercício físico muito cedo, pode ser utilizada como estratégia ter maior quantidade de carboidratos na última refeição sem problemas.
4. Frutas podem engordar e causar pancreatite
Foto: (Reprodução/Internet)
Frutas são excelentes fontes de carboidratos, vitaminas, minerais e fibras e possuem baixa densidade energética. Algumas, como coco, abacate e açaí, são ainda fontes de gorduras boas, apresentando maior densidade energética. Não causam pancreatite e não engordam.
O brasileiro vem ganhando peso devido o consumo excessivo de alimentos, piora da qualidade da alimentação com aumento de ultraprocessados, associação de preparações ricas em carboidratos e gorduras (pizza, risoto, frituras) e sedentarismo.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
5. Proteína vegetal não é tão boa quanto proteína animal para ganho de massa muscular
Estudo publicado por Hevia-Larrain e colaboradores em 2021 comparou se dieta vegetariana tinha o mesmo efeito no ganho de massa e na força muscular do que dieta onívora em adultos jovens que realizavam treinamento contrarresistido.
O estudo mostrou que uma dieta rica em proteínas (1,6 g proteína/ kg peso/ dia) exclusivamente de origem vegetal não tem resultados diferentes do que dieta onívora. O importante é o treinamento específico e a quantidade de proteína ingerida, não a fonte da proteína (animal ou vegetal).
Compartilhe com os amigos essa matéria via:
WhatsApp e Telegram
Por: Cris Perroni
Fonte: Cris Perroni, Nutricionista formada pela UFRJ, pós-graduada em obesidade e emagrecimento, com especialização em nutrição clínica e em nutrição esportiva
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2024/04/01/pao-engorda-leite-inflama-e-outras-mentiras-sobre-alimentacao.ghtml