PÃO BRANCO X PÃO INTEGRAL: MITOS, VERDADES E DIFERENÇAS
Comer ou não comer? Pães e seus grandes dilemas! Seja aquele pãozinho francês delicioso ou os populares pães de forma normais ou integrais, o alimento consumido em todo o mundo, é sempre motivo de dúvidas, mitos e verdades, principalmente quando envolve seus benefícios nutricionais. As versões integrais do pão de forma, por exemplo, são melhores ou piores para a saúde? Para esclarecer essa e outras dúvidas, o blog da BT conversou com a nutricionista Luna Azevedo, formada em nutrição pela UNIRIO e coordenadora da Pós Graduação em Nutrição Vegetariana e Vegana pelo Instituto Luciana Harfenist (ILH).
Pão integral X pão branco
Segundo Luna Azevedo, a diferença nutricional entre o pão branco e o integral está no tipo de farinha utilizada na sua fabricação. O tradicional é feito com uma única farinha: a farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, conhecida como farinha branca. Já o pão integral, segundo a RDC n° 90, de 18 de outubro de 2000, é definido como: “produto preparado, obrigatoriamente, com farinha de trigo e farinha de trigo integral e/ou fibra de trigo e ou farelo de trigo”.
Foto: Reprodução/Internet
“No entanto, não há estabelecimento da quantidade mínima de farinha integral a ser utilizada para que o produto seja considerado como tal”, explica a nutricionista. Qualquer quantidade, mesmo que ínfima, a rotulagem poderá alegar farinha integral em sua composição. Normalmente, no pão integral utiliza-se as duas farinhas juntas (de trigo comum e de trigo integral), as quantidades costumam variar de 50 a 85% de farinha integral, podendo adicionar farinha de centeio também, de acordo com o tipo de produto que se pretende obter. Com efeito, essa opção acaba por comportar um valor maior de fibras, vitaminas e minerais.
De acordo com as normas da Anvisa, a lista de ingredientes deve estar organizada por ordem decrescente de quantidade, ou seja, aquele que aparece em primeiro, existe em maior quantidade e o último em menor. Sendo assim, o pão é considerado como integral se o primeiro ingrediente for a farinha de trigo integral, em vez da farinha branca.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
7 mitos e verdades sobre o pão branco e o pão integral
1 – O pão integral é mais saudável que o pão branco. VERDADE
Segundo Azevedo, sim, o pão integral é bem mais interessante nutricionalmente, justamente pela sua maior concentração de micronutrientes. Porém, é possível adotar os dois tipos em um plano voltado para o emagrecimento, embora o integral seja, de fato, mais saudável. Tudo dependerá da quantidade a ser ministrada, o que será avaliado de acordo com cada paciente, de forma individualizada.
2 – Posso comer pão de forma integral à vontade. MITO
Nenhum alimento deve ser ingerido à vontade, sem restrição, tudo em excesso faz mal, por isso devemos sempre buscar pelo equilíbrio. Por mais saudável que uma determinada comida seja, não é recomendado exagerar.
3 – O pão de forma integral é melhor que o pão de forma branco. VERDADE
Em regra, VERDADE, porém DEPENDE. Às vezes são acrescentados tantos componentes químicos no pão integral industrializado que um simples pão francês, por exemplo, se torna melhor. Em todo caso, ler o rótulo, inclusive a lista de ingredientes, é essencial. Somente assim haverá a certeza quanto à procedência do que estamos comprando. “À vista disso, os pães integrais artesanais, ou seja, de fermentação lenta, são as melhores opções para quem deseja seguir um estilo de vida saudável. Estes, além de não conterem elementos artificiais em sua composição, apresentam uma melhor digestão, bem como melhor biodisponibilidade dos micronutrientes “, esclarece a profissional de saúde.
4 – Pão de forma com farinha enriquecida é melhor que integral. MITO
A farinha enriquecida com ferro e ácido fólico nada mais é do que farinha de trigo comum, utilizada no pão branco, assim como na produção de bolos, biscoitos entre outros. No Brasil, o enriquecimento obrigatório das farinhas de trigo e de milho com ferro e ácido fólico foi implementado em 2002, com a publicação da RDC n. 344 e é uma das estratégias do Ministério da Saúde para diminuição da incidência de doenças do tubo neural, ou seja, má formação de bebês durante a gestação e prevenção da anemia.
5 – Pão de forma integral não contém glúten. MITO
O pão de forma integral, ainda que feito 100% a partir da farinha de trigo integral, continua tendo glúten. Todos os alimentos que possuem ingredientes derivados do trigo, centeio ou cevada, possuem glúten sim.
6 – Pão de forma integral só é recomendado para dieta. MITO
Ele é recomendado para todos aqueles que desejam investir em um alimento menos refinado, logo, mais saudável e com mais fibras, vitaminas e minerais.
7 – Pão integral ajuda no emagrecimento saudável. VERDADE
Por se tratar de uma fonte de carboidrato mais complexa, com maior aporte de fibras e nutrientes, os pães integrais: proporcionam maior saciedade a quem o consome; ajudam no trânsito intestinal; liberam o açúcar mais lentamente na corrente sanguínea, o que os torna uma boa opção para quem tem diabetes ou se preocupa em prevenir a doença.
Por: Fabyene Melo, equipe Bodytech
Fonte: Luna Azevedo, nutricionista formada em nutrição pela UNIRIO e coordenadora da Pós Graduação em Nutrição Vegetariana e Vegana pelo Instituto Luciana Harfenist (ILH).
Transcrito: https://blog.bodytech.com.br/pao-branco-x-pao-integral-mitos-verdades-e-diferencas/