Panetone, bacalhau, vinho, doces… Saiba como ter moderação na ceia
Nutricionista passa cinco dicas para sua alimentação durante as festas de Natal e Reveillón com objetivo de minimizar os “danos” sem abrir mão da confraternização
Natal e Réveillon são festas onde a comida possui simbolismo e tradição, existem pratos que estão há anos na família e preparados especialmente nestas datas. Como recusá-los? Como explicar a sua mãe, avó ou tia que não vai comer por que não quer ter prejuízos? A melhor saída é a negociação e moderação! Por isso, seguem algumas dicas para aproveitar a festa, confraternizar e minimizar os “danos”:
Sem negociação, comer o que dá prazer
Pode optar em comer tudo o que gosta, mesmo as “gordices” maravilhosas, mas pode reduzir as quantidades e o tamanho da porção. Deguste de forma devagar, não precisa se “empanturrar” ou sair da mesa sem respirar. Não exagere nas quantidades.
Negociação e trocas inteligentes
Escolha entradinhas e petiscos que não sejam fritos e cremosos e possuem alta densidade energética. No momento da refeição comece sempre pela salada, de preferência sem maionese e creme de leite. Existem preparações mais leves, assadas e sem molhos cremosos, menos calóricas, como: peru, lombinho, chester, rosbife, filé mignon, salmão, bacalhau com batatas (sem creme e não regue com azeite), lentilha, arroz com passas ou castanhas.
Preparações mais calóricas: pernil, bacalhau com creme, risoto, farofa, batata frita, batata palha, bolinho de bacalhau, saladas cremosas, preparações que sejam fritas. Sobremesas elaboradas e frutas: escolha uma das sobremesas que mais gosta ou um pouquinho de cada e finalize com as frutas.
Cuidado com rabanadas e panetones: estes possuem muita gordura no preparo e alta densidade energética. Caso não consiga resistir limite para uma rabanada e pequena fatia de panetone. Coma apenas nas festas. É comum no dia seguinte virarem café da manhã e lanches, mantendo alta ingestão de gorduras e calorias.
Mantenha-se ativo
Entre os dias de comemoração mantenha os treinos e fique em movimento, com o gasto energético alto. Já que vai comer mais do que o usual continue gastando.
Beba com moderação
Entre uma bebida e outra beba bastante água para hidratar e evitar a ressaca. Faça isso devagar, aproveite, deguste e divirta-se. O valor calórico das bebidas comparando em doses são bem parecidos, exceto drinks que levem leite condensado, xaropes, creme de leite e açúcar. Estes são muito calóricos.
Retomada do controle e da organização
Mantenha o programa alimentar antes das confraternizações e retome após as festas, principalmente na semana entre o Natal e o Réveillon. Um feliz 2017 para todos!
Por Cristiane Perroni
Rio de Janeiro
Fonte:CRISTIANE PERRONI
Nutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em obesidade e emagrecimento. Tem especialização em nutrição clínica pela UFF, especialização em nutrição esportiva pela Universidade Estácio de Sá e trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição.
Transcrito:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2016/12/panetone-bacalhau-vinho-doces-saiba-como-ter-moderacao-na-ceia.html