Ovo, tomate e mais: 7 alimentos que você deve ter sempre na sua geladeira
Manter uma dieta equilibrada exige planejamento e tempo para realizar as compras. Um item que ajuda bastante a preservar os alimentos frescos e seus nutrientes é a geladeira.
A refrigeração retarda o processo de deterioração, facilita a preparação de refeições mais saudáveis e garante maior variedade no dia a dia. Mas o que é importante ter sempre na geladeira?.
A seguir, listamos alguns alimentos que você deve colocar na sua próxima lista de supermercado
1. Ovos
Foto: – ( Reprodução/Internet )
Os ovos são alimentos versáteis que podem integrar diversas receitas de forma rápida. Além disso, são nutritivos, fontes de proteínas, minerais e vitaminas importantes para o corpo.
Entre os principais benefícios do alimento, destacam-se: aumentar a massa muscular e a saciedade, contribuir com a saúde cardiovascular, ocular e cerebral.
O ideal é manter refrigerado logo após a compra para evitar sua deterioração e aumentar o tempo de consumo. Mas fique atento! A recomendação é evitar armazená-los na porta da geladeira, pois com a abertura constante do eletrodoméstico há mudanças de temperatura frequentes.
Os ovos podem ser consumidos diariamente pela maioria das pessoas a quantidade varia de uma a três unidades. A recomendação é que seja preparado cozido e mexido (omelete), além de integrar diversas receitas.
2. Iogurte natural
Foto: – ( Reprodução/Internet )
Fonte de proteína, cálcio e probióticos, o iogurte natural é uma boa pedida para quem pratica atividade física, busca saciedade e quer regular o intestino, além de contribuir com a saúde dos ossos.
A refrigeração do iogurte é importante para garantir a sua validade, segurança alimentar e preservar as bactérias benéficas para o corpo.
O ideal é consumir iogurte natural em vitaminas ou com frutas, oleaginosas e cereais integrais.
3. Frutas
Foto: – ( Reprodução/Internet )
Consumir uma variedade de frutas contribui com a ingestão de diversos nutrientes. Muitas frutas não precisam ser armazenadas na geladeira, mas a refrigeração pode ser indicada em alguns casos, principalmente para manter a frescura dos alimentos e a preservação dos nutrientes. Entre elas, morango, uva, melão, abacaxi, melancia, pêssego, ameixa e caqui.
Uma forma de facilitar o consumo de frutas é já deixar diversas opções picadas e armazenadas na geladeira. No entanto, é importante usar recipientes adequados e se atentar para o período de refrigeração, que não deve passar de dois dias.
4. Leite
Foto: – ( Reprodução/Internet )
O leite é uma bebida rica em cálcio e proteínas, além de conter fósforo, sódio, potássio e vitaminas. Esses nutrientes são importantes para a saúde dos ossos, diminuir a pressão arterial e aumentar o ganho muscular. Além disso, auxilia no desenvolvimento infantil.
Logo após aberto, o leite precisa ser refrigerado para preservar sua qualidade e evitar o risco de intoxicação alimentar. Mesmo assim, é preciso ficar atento à validade da bebida.
5. Tomate
Foto: – ( Reprodução/Internet )
O tomate contém licopeno, substância que dá a coloração vermelha e tem ação antioxidante. Seu consumo é associado à redução do risco de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
O alimento também é considerado baixo em calorias e fonte de fibras, o que contribui para o controle do peso e funcionamento intestinal.
É bastante versátil e pode ser consumido em diversas receitas, como saladas, molhos e sanduíches.
Ele pode ser conservado fora da geladeira por alguns dias, mas a refrigeração garante a sua durabilidade, principalmente do tomate maduro. Deve ser colocado em saco plástico perfurado.
6. Legumes e verduras
Foto: – ( Reprodução/Internet )
Os legumes e verduras são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Estas últimas ajudam a manter o bom funcionamento do sistema digestivo, promovem a sensação de saciedade e contribuem para a saúde cardiovascular.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Entre os legumes e verduras que não podem faltar na geladeira, estão:
– Folhas verdes, como espinafre, alface e rúcula;
– Brócolis;
– Couve-flor:
– Cenoura;
– Aipo;
– Abobrinha;
– Abóbora;
– Berinjela;
– Couve
7. Queijos “magros”
São aqueles com teor reduzido de gordura. Entre eles, destacam-se o queijo minas frescal, ricota, búfala e cottage. Todos contêm minerais e vitaminas importantes para a manutenção da saúde e nutrientes como cálcio, fósforo, magnésio e proteínas.
Consumir uma a duas fatias por dia de queijo já é o suficiente para obter alguns benefícios, como para saúde óssea, melhora do funcionamento do intestino e saciedade.
É fundamental armazenar o queijo branco na geladeira para preservar seu frescor e qualidade nutricional. Se ele estiver na embalagem original selada, vale a pena manter assim até o consumo. Após aberta, é necessário transferir para um recipiente fechado.
Bastante versátil, o queijo pode ser consumido puro, em sanduíches, saladas, aperitivo e diversas receitas doces e salgadas.
Como preparar uma lista de compras com itens saudáveis
Para ter uma geladeira repleta de nutrientes, o primeiro passo é escolher bem os alimentos que farão parte da rotina alimentar.
Veja a seguir algumas dicas de como se organizar nas compras
– Planeje suas refeições: o planejamento facilita na escolha dos alimentos que serão adquiridos e previne o desperdício. Vale a pena comprar itens gerais uma vez por mês e os perecíveis uma vez por semana.
-Separe os alimentos por grupos: inclua sempre frutas, proteínas magras, gorduras saudáveis, carboidratos integrais, produtos lácteos e vegetais.
– Dê preferência aos alimentos da estação: isso garante o consumo de alimentos mais frescos, nutritivos e baratos.
– Varie os alimentos: é uma forma de consumir mais nutrientes e não cair na monotonia
– Evite alimentos ultraprocessados: sempre que possível, opte por alimentos frescos, com a menor quantidade de ingredientes.
– Não vá ao supermercado com fome: a estratégia diminui o risco de compras impulsivas e itens calóricos.
– Leia os rótulos dos alimentos: checar os ingredientes é a melhor forma de optar por alimentos saudáveis, com teor reduzido de açúcares, gorduras e sódio. E lembre-se: a lista de ingredientes é organizada em ordem decrescente, sendo os primeiros aqueles em maior quantidade no produto
Compartilhe essa matéria
Por: Samantha CerquetaniColaboração para o VivaBem
Fonte: Camila Ferrabrás, nutricionista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Daniela Hummel, nutricionista clínica do Hospital Sírio-Libanês
Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia)
Carolina de Jesus Cunha, nutricionista da AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS, que atua em Alagoinhas (BA)
Transcrito: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/12/16/alimentos-que-voce-deve-ter-sempre-na-sua-geladeira.htm