NotíciasNutrição

Ovo pode ficar fora da geladeira ou congelar? Tire dúvidas

Armazenamento inadequado do ovo pode trazer riscos à saúde; especialistas explicam como conservar o alimento de maneira correta

O ovo, como alimento nutritivo, suscita dúvidas não apenas quanto aos benefícios para a saúde, mas também em relação às maneiras corretas de armazenamento. Uma das dúvidas é se o ovo pode ficar fora da geladeira, outra é se pode ser congelado. Saber armazená-lo é importante, uma vez que a conservação inadequada pode gerar consequências negativas à saúde. Por isso, confira o tira-dúvidas nesta reportagem.

— A conservação inadequada dos ovos pode favorecer a proliferação de bactérias, como a Salmonella, responsável por infecções alimentares graves. Os sintomas de uma infecção por Salmonella incluem febre, dor abdominal e diarreia, podendo ser particularmente perigosa para grupos de risco, como idosos, crianças e imunocomprometidos – alerta a médica nutróloga Isolda Prado, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

De perda de peso a hipertrofia: quais são os benefícios do ovo – Foto: (Reprodução/Internet)

Já a nutricionista Glauciellen Azevedo, especialista em nutrição no esporte e na atividade física e emagrecimento, acrescenta que o armazenamento incorreto favorece a deterioração do alimento.

– Há o risco de estragar os ovos e maior probabilidade de conter Salmonella. E se estiver calor, até mesmo o embrião pode começar a se desenvolver – revela a nutricionista.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

Ovo pode ficar fora da geladeira?

O ideal é colocar os ovos na geladeira após a compra, a fim de evitar a disseminação de bactérias e garantir a preservação dos nutrientes.

– Para garantir a segurança alimentar e preservar os nutrientes, os ovos devem ser armazenados em ambiente refrigerado, de preferência na geladeira, evitando variações de temperatura. Logo após a compra, os ovos devem ser colocados na geladeira. Isso ajuda a impedir a proliferação de bactérias e a manter a qualidade do alimento – explica a nutróloga.

O ovo deve ser lavado?

Não é indicado higienizar o ovo com água ou qualquer outra substância antes de guardá-lo na geladeira.

– Não é recomendado lavar os ovos antes de guardá-los, pois a casca possui uma película natural que protege contra a entrada de bactérias. Se forem lavados, essa proteção pode ser danificada, facilitando a contaminação – detalha a representante da Abran.

Qual é a temperatura de armazenamento do ovo?

Outro ponto a ser destacado é a temperatura ideal para conservar ovos na geladeira, que deve ser entre 1 °C e 5 °C. Isso impede o crescimento de bactérias.

Em qual parte da geladeira o ovo deve ser guardado?

Muitas pessoas têm o hábito de deixar o ovo na porta da geladeira, porém, é uma atitude equivocada. Essa área do eletrodoméstico é a que mais com variações de temperatura.

– A porta da geladeira é a área mais suscetível a variações de temperatura devido à frequência de abertura, o que pode comprometer a durabilidade dos ovos, favorecendo a proliferação bacteriana observa a médica.

– Os ovos devem ser armazenados na parte mais interna e fria da geladeira, geralmente nas prateleiras do meio ou mais abaixo, onde a temperatura é mais estável complementa.

Ovo pode ser congelado?

É permitido congelar o ovo sem que os nutrientes sejam afetados. A única ressalva é em relação à casca, que precisa ser retirada antes do congelamento.

– Pode congelar ovo, não perde em nada nutricionalmente. Só não pode congelar com casca, porque pode estourar. Na hora de congelar, se o ovo estiver cru, precisar tirar a casca destaca a nutricionista.

Ovo tem prazo de validade?

O prazo de validade do ovo pode variar conforme a marca. Contudo, a média costuma ser de três a cinco semanas.

– O prazo de validade dos ovos varia, em média, de três a cinco semanas após a data de embalagem, mas pode haver diferenças conforme a marca e as condições de armazenamento. É sempre importante observar a data de validade na embalagem ensina Isolda.

Em que embalagem o ovo deve ser armazenado?

O ovo pode ser mantido na própria caixa de compra, desde que não seja de plástico.

– Os ovos podem ser mantidos na própria caixa, desde que seja de papelão, que ajuda a absorver a umidade. Caixas de plástico, ao contrário, podem reter umidade e aumentar o risco de contaminação – pondera a nutróloga.

É possível transferir os ovos para outro recipiente, mas o ideal é optar por embalagem de cerâmica, vidro ou plástico de alta qualidade, específico para alimentos e com tampa, justamente para evitar contato com outros itens e reduzir o risco de contaminação.

Em caso de separação entre clara e gema, como deve ser o armazenamento?

Caso haja a separação entre a clara e a gema, o armazenamento deve ser em um recipiente hermético, em ambos os casos. Porém, o prazo de validade é diferente.

– A gema deve ser armazenada em recipiente hermético e consumida em até dois dias, mesmo sob refrigeração, para evitar alteração no sabor e risco de contaminação. Já as claras podem ser armazenadas por até quatro dias na geladeira e, assim como a gema, em recipiente hermético. No congelador, podem durar até 12 meses explica a porta-voz da Abran.

Essas orientações são válidas para todos os tipos de ovos, mas ovos de galinha e codorna são os mais consumidos e, portanto, mais sujeitos a contaminações.

– Uma atenção deve ser dada, particularmente, aos ovos orgânicos e caipiras, que também devem ser bem armazenados, pois podem ter maior exposição à contaminação, devido ao processo de produção finaliza Isolda.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp Face Book e Telegram

Por: Gabriela Maruyama, para o EU Atleta — São Paulo

Fonte: Glauciellen de Azevedo dos Reis Oliveira é nutricionista especializada em nutrição no esporte e na atividade física e emagrecimento. Formada pelo Centro Universitário FMU, é também professora de Ciências e Biologia na rede estadual de São Paulo.

Isolda Prado é médica nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e professora de Nutrologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/reportagem/2025/01/14/c-ovo-pode-ficar-fora-da-geladeira-ou-congelar-tire-duvidas.ghtml

Deixe uma resposta