Overtraining: saiba como evitar a queda da imunidade na sua rotina de treinos
A alta frequência de treino combinada à falta de descanso entre sessões pode resultar no overtraining. Saiba como evitar este problema e manter sua imunidade nas alturas!
Se você sofre com quedas no sistema imunológico quando pega firme na malhação, saiba que você não está sozinha nessa. O problema é mais comum do que parece. “Ao contrário do que muita gente pensa, não é a atividade física intensa que compromete a imunidade, mas a frequência alta de treino combinada à falta de descanso entre sessões”, explica Luiz Noboru, educador físico da Bodytech Eldorado, de São Paulo (SP). É o que chamamos de overtraining.
Para evitar o problema e bater o cartão na academia sem ter que se preocupar com a saúde, basta conversar com um profissional de educação física e montar um cronograma que contemple dias de repouso. “É preciso considerar que, após o treinamento, o músculo precisa de 48 horas para se recuperar e repor nutrientes como água, carboidratos, proteínas e minerais”, diz Luiz Noboru.
Outros sintomas do overtraining:
– Cansaço anormal
– Irritabilidade
– Falta de vontade de malhar
– Lesões agudas e crônicas
– Ausência de apetite
– Perda de força
– Contusões e resfriados frequentes
– Dores de cabeça
– Sede
– Insônia
– Tremor nas mãos
– Ansiedade
Por: Caroline Randmer
Fonte: Luiz Noboru, educador físico da Bodytech Eldorado, de São Paulo (SP)
Adaptação: web Ana Paula Ferreira
Transcrito:http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/mulher-de-corpo/overtraining-saiba-como-evitar-a-queda-da-imunidade-na-sua-rotina-de-treinos/12164