NotíciasSaúde em Foco

Outubro Rosa: aprenda 3 maneiras de fazer o autoexame de mama

Banner de dentro dos postsO autoexame das mamas deve ser realizado mensalmente, sempre após o período menstrual

Um dos autoexames mais clássicos é o de mama. “Ele deve ser realizado mensalmente, sempre após o período menstrual, que é quando a mama está menos inchada e fica mais fácil perceber alterações”, explica Silvio Bromberg, mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

A eficiência desse tipo de exame hoje é questionada. “É impossível esperar que uma mulher seja capaz de identificar anormalidade em sua própria mama que seja do tamanho dos que são detectados por exames como mamografia e ultrassom, tão pequenos quanto três milímetros”, afirma Artur Malzyner, oncologista e consultor científico da Clinonco e do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

“Apesar de a mamografia ser realmente muito mais eficiente, o autoexame deve ser incentivado. Uma vez que a recomendação é que a mamografia seja feita anualmente, um nódulo pode surgir no intervalo entre uma e outra e ser detectado pela própria mulher”, contrapõe Silvio Bromberg.

mama

Confira abaixo três maneiras de fazer o autoexame!

1. Aproveite a hora do banho, já que as mãos deslizam melhor sobre a pele se ela estiver molhada. Com a mão aberta, coloque os dedos indicador, médio e anelar sobre a mama e faça movimentos circulares por ela. A mão esquerda deve analisar a mama direita e vice-versa.

2. Na frente do espelho, analise com cuidado as mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Depois, levante-os, colocando sobre a cabeça. Observe se aparece alguma mudança no contorno da tez das mamas ou no bico.

3. Deite de costas sobre um travesseiro ou almofada e coloque a mão direita atrás da cabeça. Com os dedos da esquerda, pressione levemente a pele da mama direita, sempre fazendo movimentos circulares. Agora, repita na outra mama.

por Ana Paula Ferreira

Texto Ivonete Lucirio

Adaptação Ana Paula Ferreira

Fonte: Silvio Bromberg, mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP)

Artur Malzyner, oncologista e consultor científico da Clinonco e do Hospital Israelita Albert Einstein (SP)

transcrito:http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/mulher-de-corpo/outubro-rosa-aprenda-3-maneiras-de-fazer-o-autoexame-de-mama/10706

Banner de dentro dos posts 2

Deixe uma resposta