Olimpíadas Rio 2016: veja as melhores atividades para emagrecer de forma rápida
Conversamos com profissionais do esporte que listaram as melhores atividades para emagrecer de forma rápida com foco nos esportes olímpicos. Confira!
Corrida
Com uma hora de corrida você pode queimar até 900 calorias e isso equivale a uma lasanha, uma porção de carne de frango e um brigadeiro. Sem falar na atuação direta e melhora do condicionamento cardíaco e fortalecimento das pernas.
Os principais músculos ativados na corrida são: glúteo máximo, musculatura posterior da coxa e a panturrilha. Para fortalecer os músculos inferiores, o corredor deve dar ênfase aos flexores plantares, glúteos e panturrilha. Para isso, os equipamentos como o leg press e a cadeira extensora são importantes.
Tênis
O tênis é considerado um esporte completo, onde é necessário força para arremessar a bolinha e muito fôlego para percorrer a quadra. Esse esforço é bem recompensado com a despedida de 800 calorias numa partida de uma hora.
Além da melhora na coordenação motora, reflexos e aumento da agilidade, existe o fortalecimento muscular de áreas como bíceps, ombros, costas, abdômen, pernas e principalmente dos braços devido o impacto constante no decorrer da partida.
Realizar exercícios para desenvolver velocidade é fundamental, uma vez que o praticante necessita cobrir a quadra mais rapidamente e com eficiência. Para um melhor rendimento é preciso melhorar a resistência, velocidade e flexibilidade. Exercícios cardiorrespiratórios são os mais indicados para ganho de resistência e velocidade. Assim como a musculação, é a mais indicada para o fortalecimento dos braços e pernas.
Futebol
O futebol também é um excelente esporte para queimar as calorias. A combinação entre diversão e prática esportiva faz com que a atividade seja mais prazerosa, dessa forma, ativando a sensação que o tempo está passando mais rápido. A prática do esporte estimula o trabalho de diferentes partes do corpo como: membros inferiores (coxas, panturrilha e tibial anterior) e a região do core – que engloba tronco, costas, abdominais, pelve e lombar.
Calçar as chuteiras ainda pode te ajudar a conquistar glúteos definidos, além de melhorar o condicionamento físico, por conta dos exercícios de velocidade, resistência e funcionais.
Essa é uma das melhores opções para quem quer perder peso, já que os movimentos são alternados, ou seja, para dar um soco com a mão direita, você movimenta todo o corpo, desde a ponta do pé esquerdo, passando pelas pernas, a cintura, o abdômen, o peitoral, os braços até a cabeça, isso faz com que a queima ocorra de forma uniforme por todo corpo.
Por isso a aula de boxe é bastante intensa e auxilia no condicionamento cada vez mais. Ao praticar boxe, o aluno também será submetido a treinos de explosão e impacto, como socar os sacos de areia. Este tipo de exercício fortalece a musculatura dos ombros, peito, costas e braços. Os resultados são visíveis à partir de 12 semanas de treino, desde que praticado com regularidade. Para as mulheres que têm medo de perder as formas femininas, não há motivo para se preocupar, pois estes movimentos definem a musculatura sem ganho de massa ou perda de traços femininos.
Ciclismo de Spinning
Com suas variações de ritmo e peso é uma das atividades físicas mais dinâmicas. O ciclismo de spinning simula trajetos com subidas e descidas em percursos realizados nas competições. Essa atividade pode queimar entre 600 e 800 calorias por sessão, além de beneficiar o sistema cardiorrespiratório. Essa atividade fortalece os membros inferiores – principalmente pernas e glúteos – que são extremamente solicitados na pedalada. O abdômen e a região lombar são estabilizadores do tronco, sendo assim, são responsáveis por manter o tronco firme e ativo, com a postura adequada.
Atualmente algumas academias possuem um equipamento chamado remoergômetro, que simula a modalidade e, consequentemente, traz todos os seus benefícios à saúde e à boa forma.
Remo
Remar é um exercício muito completo que melhora a postura, alivia o estresse e aumenta a massa muscular, resistência física, flexibilidade e coordenação motora. A modalidade oferece baixo risco de lesões. Ao contrário do que muita gente pensa, remar não só fortalece os braços, a atividade trabalha também pernas, glúteos, costas e abdómem. É um excelente exercício para ganho de capacidade pulmonar e os movimentos repetitivos tonificam e definem.
Atualmente algumas academias possuem um equipamento chamado remoergômetro, que simula a modalidade e, consequentemente, traz todos os seus benefícios à saúde e à boa forma.
Basquete
Para essa atividade não precisa ser do Dream Team Norte-Americano ou ser craque da NBA, basta dar a intensidade da corrida aliado com os arremessos da bola na cesta para te fazer perder 480 kcal/hora.
Por ser uma atividade dinâmica, predominantemente aeróbica, envolve uma série de benefícios. Além de ser uma ótima maneira de manter a forma, a prática desse esporte exige do jogador equilíbrio e força, fortalecendo os músculos abdominais e da região lombar, favorecendo a resistência e sustentação da coluna vertebral.
Os braços e ombros são tonificados através da aceleração com as batidas de bola e os passes para os colegas da equipe. Enquanto que as pernas e articulações inferiores ganham força e agilidade em deslocamentos e arranques. Devido à intensidade dos exercícios de corridas, pulos e defesas realizadas pelo jogador durante o jogo, gera um alto gasto calórico e auxilio no controle do colesterol e da pressão sanguínea. Além de queimar as gordurinhas indesejadas, faz bem para o coração.
Vôlei
Pode parecer que esse esporte não tem muito gasto devido aos limites de movimentação que a quadra impõe, entretanto, uma hora praticando vôlei faz você queimar até 420 kcal e ainda aumenta a agilidade, coordenação motora, aumento de massa muscular – principalmente membros inferiores – e ainda ajuda na definição do tríceps, costas, abdômen.
O vôlei é um esporte muito rápido e dinâmico, portanto é bom que os praticantes tenham uma excelente preparação cardiovascular, para que assim possa aguentar o ritmo da partida.
O esporte requer bastante força física, principalmente dos membros superiores. Por isso, é interessante fazer um treinamento de força para membros superiores e trabalhar a resistência dos membros inferiores.
Natação
O nosso ranking chega ao fim com um dos poucos esportes que aliam muitos benefícios ao baixo impacto nas articulações. Esse é um esporte que ativa diferentes partes do corpo e que ajuda no condicionamento físico, não causa impacto nas articulações e nem na musculatura, portanto não há grande risco de lesões. Trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que o condicionamento físico melhore.
A natação pode ser um exercício de longa duração e baixa intensidade ou de curta duração e alta intensidade. Depende dos objetivos que o praticante deseja alcançar. Para ganhar mais resistência tente nadar com uma camisa. Quando for nadar sem a camisa, vai encontrar mais facilidade.
A maior parte das pessoas hoje em dia se preocupam com o quanto se queima de calorias nas atividades. Mas o especialista alerta que isso ~sempre~ é relativo. Existem alguns fatores que são relevantes, como por exemplo, a idade, o peso e a altura. Antes de começar a praticar qualquer atividade física, consulte um especialista.
Por Evelyn Cristine
Fonte:Lucas Rodrigo, personal trainer, fundador da LR Sports e Ricardo Mitsuo, personal e sócio da Academia Strong Funcional,Agradecemos pelas informações cedidas.
Transcrito:http://dietaja.uol.com.br/olimpiadas-rio-2016-veja-as-melhores-atividades-para-emagrecer-de-forma-rapida-2/