O que é Glaucoma Corticogênico? Médico Oftalmologista explica
O que é Glaucoma Corticogênico? – É um tipo de glaucoma causado por aumento da pressão dentro do olho decorrente do uso de medicação a base de corticoide, corticosteroide ou esteroide. As substâncias podem estar presentes em várias medicações sob a forma de comprimido, drágea, cápsula, spray, líquido injetável e colírio. O corticoide é normalmente utilizado como anti-inflamatório ou para tratamento de alergia. Em certas pessoas, a substância pode produzir um aumento da pressão ocular que leva a um dano do nervo óptico, causando o glaucoma. Se não for diagnosticada e tratada adequadamente, a doença pode resultar em diminuição progressiva da visão até chegar à cegueira.
Foto: Reprodução/Internet
Diagnóstico
O uso de corticoide pelo paciente faz o médico suspeitar desse tipo de glaucoma. Se junto com este histórico for identificado um aumento na pressão dentro do olho associado a alterações do nervo óptico, o diagnóstico da doença será provável.
Nestes casos em geral, além dos exames realizados na consulta oftalmológica de rotina, o médico pedirá um exame para documentar a anatomia do nervo óptico (retinografia) e o seu funcionamento (campimetria). Em alguns pacientes poderão ser necessários exames adicionais, tais como paquimetria corneana e tomografia de coerência óptica, para elucidar o diagnóstico.
Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima
Tratamento do glaucoma
O tratamento do glaucoma começa com a suspensão do uso de corticoide sempre que possível. Após a suspensão, verifica-se a pressão ocular. Se continuar elevada, o próximo passo é a utilização de medicações para diminuir a pressão ocular. Se a pressão ocular não reduzir com o uso dos medicamentos, é feito o tratamento cirúrgico. Existem vários tipos de cirurgias que podem ser utilizadas.
Mas atenção: quanto mais cedo for diagnosticado o glaucoma corticogênico, maiores são as chances de sucesso do tratamento.
Dicas
– Não use medicação por conta própria. Pode ser perigoso à saúde. Se a medicação contiver corticoide, o seu uso indiscriminado pode acarretar em doenças oculares como glaucoma e catarata.
– Quando estiver usando medicação à base de corticoide, procure seu oftalmologista para que ele possa medir sua pressão ocular.
Por: Dr. Francisco José Sousa Magalhães