NotíciasSaúde em Foco

O que é e como evitar a gordura no fígado

Consumo em excesso de açúcar e gordura causa acúmulo de triglicerídeos no fígado. Endocrinologista explica

corporal pode trazer inúmeros prejuízos à saúde. Tanto o excesso de gordura subcutânea quanto o visceral, pode causar um estado crônico de inflamação e também levar à síndrome metabólica, o que cria um risco maior para doenças cardiovasculares. Além do acúmulo de gordura visceral trazer danos para o metabolismo, temos também um outro problema: a chamada “gordura no fígado” possui suscetibilidade individual e depende de fatores genéticos e ambientais, incluindo o que você consume na sua dieta.

Por exemplo, um estudo de 2019, publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, descobriu que pessoas que consomem grandes quantidades de gordura alimentar ganham a mesma quantidade de peso. No entanto, aqueles que ingerem gordura saturada possuem um aumento de 50% no teor de gordura no fígado em relação ao grupo que consumiu gorduras poli-insaturadas.

A prática de exercícios físicos e uma mudança na alimentação são boas pedidas para tratar a gordura no fígado — Foto: Reprodução/Internet

O que é a gordura no fígado ou esteatose hepática?

Quando a capacidade do tecido adiposo de armazenar o excesso de energia é diminuída, como é visto na obesidade, as células do fígado (hepatócitos) armazenam a gorduras extras, os triglicerídeos. Esse acúmulo de gordura ocorre no fígado, no músculo esquelético e em outros órgãos. Isso acontece principalmente por ingestão excessiva de alimentos (especialmente carboidratos) e sedentarismo.

Dietas ricas em carboidrato e gordura aumentam os triglicerídeos?

Os triglicerídeos são formados no fígado a partir da gordura alimentar, mas, principalmente, devido à ingestão excessiva de carboidratos. As dietas ricas em gorduras e carboidratos promovem acúmulo de gordura dentro do fígado, gerando uma inflamação crônica (lipotoxicidade e glicotoxicidade) e desempenham um papel significativo no desenvolvimento da esteatose.

Os mecanismos fisiopatológicos que conectam o excesso de gordura e carboidratos à esteatose incluem disfunção mitocondrial e estresse oxidativo.

Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima

Como evitar a gordura no fígado

1. Atenção ao consumo exagerado de açúcares e carboidratos simples (pães, biscoitos, refrigerantes)

2. Fazer exercícios físicos diariamente para “queimar” os estoques de triglicerídeos

3. Evitar consumo exacerbado de gordura saturada de origem animal

4. Aumentar o consumo de carboidratos complexos (verduras e frutas)

5. Procurar sempre a orientação do nutricionista

6. Fazer acompanhamento regular com médico para avaliações periódicas

Referência

The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, Volume 104, Issue 12, December 2019, Pages 6207–6219

Por: Guilherme Renke

Fonte: Guilherme Renke, Médico endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Médico do Esporte Titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2022/04/14/o-que-e-e-como-evitar-a-gordura-no-figado.ghtml

Deixe uma resposta