NotíciasNutrição

O que é comer de forma limpa?

Comer de maneira limpa. Essa é a nova e principal tendência de alimentação vista no último ano, principalmente no contexto da pandemia de Covid-19, em que a dieta ganhou papel fundamental para funcionar como um booster na saúde imunológica, aumentar a longevidade e prevenir doenças.

É difícil, no entanto, definir o que significa comida limpa, porque grupos diferentes podem defini-la de maneiras diferentes.

A conotação mais frequentemente aceita pode ser que comida limpa, também chamada de “comida de verdade” ou comida natural, é qualquer comida que:


Alimentos “de verdade” fazem parte do cardápio de quem come “de forma limpa” Foto: Internet

– é inteira, ou seja, não foi significativamente processada ou refinada;

– é cultivada localmente, está na estação;

– não vem em caixas ou latas, mas está o mais próximo possível do seu estado natural;

– é embalado em embalagens ecológicas;

– não contém aditivos artificiais, conservantes, aromatizantes, branqueadores, adoçantes ou mesmo um alto teor de sódio ou açúcar;

– é obtida organicamente e processada apenas o necessário, sem abrir mão de seus benefícios nutricionais ou alterar suas propriedades essenciais

.

COMO SEGUIR UMA “ALIMENTAÇÃO LIMPA”

Uma dieta limpa pode consistir em várias combinações de grupos de alimentos, como grãos inteiros orgânicos, vegetais crus ou levemente cozidos, frutas, nozes, água, ervas e chá verde.

Na mesa, algumas coisas que podem ser encontradas na mesa dos seguidores do Clean Eating são:

– grãos integrais em vez de farinha refinada, como no pão, biscoitos, bolos e tortas;

– arroz integral em vez de arroz branco, que foi moído até perder a casca;

– mel em vez de açúcar branco refinado;

– vinho tinto rico em antioxidantes em vez de outros tipos de álcool;

– frutas em vez de sobremesas de farinha branca com alto teor de gordura e açúcar;

– saladas cruas em vez de maionese;

– legumes levemente salteados ou cozidos no vapor em vez de legumes cozidos em um molho processado;

– açúcar mascavo orgânico em vez de açúcar branco;

– refeições caseiras em vez de enlatadas; 

– azeite extravirgem em vez de óleo de canola;

– chá verde em vez de café;

– ervas e especiarias para temperar;

– e muita água filtrada.

Em contrapartida, há a exclusão de qualquer alimento que contenha ingredientes impronunciáveis em seu rótulo; alimentos preservados artificialmente, com muito açúcar e sal, processados e prontos, suco de frutas e refrigerantes também não fazem parte desse tipo de plano alimentar.

BENEFÍCIOS DA “ALIMENTAÇÃO LIMPA”

Uma alimentação limpa tem inúmeras vantagens para a saúde geral – é benéfica ao reduzir a quantidade de gordura, sal, açúcar e aditivos químicos nos alimentos. Isso pode ajudar a conter a epidemia de obesidade, diabetes, hipertensão, doenças malignas e demência senil.

No entanto, comer de forma limpa também tem seu lado sombrio, tornando a alimentação limpa o foco da vida. O diagnóstico emergente de ortorexia nervosa mostra como o conceito de comer “comida de verdade” pode ficar fora de controle nas mãos de uma pessoa que é obsessiva, insegura e tenta ganhar autoestima e controle sobre a vida por meio da adesão estrita às normas criadas por ela mesma. Enfatizar demais esse aspecto da vida pode levar ao estresse, isolamento social, espírito crítico, relacionamentos rompidos e até desnutrição.

Uma adoração tão rígida de certos tipos de alimentos apenas como alimentos puros ou curativos é desnecessária. A alimentação limpa visa a saúde de toda a pessoa, mas é apenas uma parte a ser considerada. Deve ser acompanhado de igual ou mais atenção aos relacionamentos, habilidades pessoais e desenvolvimento de talentos, crescimento emocional e espiritual, busca de hobbies e interesses, e um amor pela vida que abrange o que está legalmente disponível e compatível com o bem de cada um. Isso é fundamental para a saúde, bem-estar e longevidade.

Por: LARISSA SERPA

Fonte: DR. JULIANO BURCKHARDT: Médico Nutrólogo e Cardiologista, membro Titular da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). É membro da American Heart Assoc…

Leia mais em: https://boaforma.abril.com.br/blog/boa-forma-responde/alimentacao-limpa/

Transcrito: https://boaforma.abril.com.br/blog/boa-forma-responde/alimentacao-limpa/

Deixe uma resposta