O que é comer bem?
SABE AQUELA FRASE “VOCÊ É O QUE VOCÊ COME”?
Então…é assim mesmo. O nosso organismo é o reflexo da nossa alimentação, e comer de forma saudável é um dos segredos para a longevidade e disposição. E, principalmente se você é atleta, ou treina com frequência, a alimentação é quase 50% do seu desempenho.
Mas o que é comer bem? Existem muitas, muitas ideias sobre alimentação saudável. Vamos mostrar pra você algumas dicas que podem ajudar a definir o conceito de alimentação correta.
Alimente-se várias vezes por dia: são cinco a seis refeições por dia. Comer de tempo em tempo coopera para uma boa digestão. Segundo a OMS, manter essa rotina de alimentação faz com que o metabolismo fique constante e regula a fome.
Leia as informações: você não precisa ficar neurótico com tabelas nutricionais, mas é bom saber o que você está ingerindo. Dê mais atenção para as quantidades de carboidratos, açúcares e calorias. Essas categorias não precisam ser deixadas de lado completamente (a não ser que haja uma recomendação médica para isso), mas evite alimentos que as tenham em excesso.
Água, muita água: hidrate-se muito bem. Nosso corpo não funciona corretamente sem água. A hidratação melhora a digestão e elimina toxinas. As medidas são aquelas: tente tomar cerca de 2 litros por dia. Se você é atleta, beba ao menos um litro a mais.
Cuide com os alimentos ‘saudáveis’: nem tudo é o que parece. Aprenda a identificá-los. Por exemplo, cuide com alimentos que contenham algo de fruta, mas que ao mesmo tempo são ricos em xaropes, açúcar e gordura. Salgadinhos vegetais continuam sendo salgadinhos. Nozes em grande quantidade contêm um alto grau de calorias. Por isso, mais uma vez a informação é essencial. Ao descobrir os valores nutricionais dos alimentos, dá para saber se eles realmente são saudáveis ou não. Além disso, você também pode pesquisar formas de substituir essas versões enganadoras.
Publicidade, loja NELSON PEÇAS
Clique na Imagem e conheça nossa linha de Produtos
O sal: ele é maravilhoso e único, mas cuide com ele. Talvez, por ele ser tão usado no nosso dia a dia, despercebemos seu perigo. A OMS recomenda que adultos consumam menos de 5 gramas de sal por dia.
Legumes são melhores crus: assim são preservadas substâncias importantes desses alimentos. Se você quer tirar o máximo de proveito de legumes, crie o hábito de comê-los assim. Ao cozinhá-los, por exemplo, perdem-se os nutrientes hidrossolúveis, como as vitaminas do complexo B e a vitamina C.
O Prato de Harvard: a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard criou o Healthy Eating Plate (ou Prato de Alimentação Saudável). Ele consiste em várias indicações:
variar abundantemente nos legumes, porém cuidas com o excesso, já que em grandes quantidades, eles podem ter um efeito similar aos grãos refinados e doces.
Publicidade, loja Estação do Bebê
Clique na Imagem e conheça nossa linha de Produtos
Faça seu Pedido 99 98820 – 4792
frutas coloridas diariamente
optar por cereais como aveia, pão integral e arroz integral, evitando os que tem farinha branca, que são os grãos refinados.
limitar carnes vermelhas e evitar carnes processadas, optando por peixes e aves.
usar óleo de oliva, canola e outros óleos vegetais, limitando a manteiga.
beber água, chá e café (com pouco ou nenhum açúcar), limitando a ingestão de leite e laticínios para 1 ou 2 porções ao dia e de suco para 1 copo pequeno por dia.
Exige um pouco de esforço e preparação, mas corrigir alguns hábitos alimentares e adotar outros mais saudáveis vale muito a pena. Você vai sentir rapidamente os bons efeitos no seu organismo e mente. E suas atividades físicas vão render muito mais.
Por: Lucas Ricardo
Fonte: OMS, (Organização Mundial da Saúde)
Transcrito: https://revistabicicleta.com/saude/o-que-e-comer-bem/