O que é Astigmatismo? Dr. Francisco Magalhães, Médico Oftalmologista explica
A córnea nem sempre é uniforme e lisa. Em algumas pessoas, ela pode apresentar irregularidades e ou diferentes raios de curvatura. Essas características fazem com que os raios luminosos mudem de direção e cheguem de forma distorcida na retina. Esse problema é chamado de astigmatismo.
Em grande parte dos casos, o astigmatismo ocorre por causas hereditárias e pode estar associado a outras insuficiências visuais (miopia, hipermetropia e presbiopia). Em algumas situações o astigmatismo pode se desenvolver rapidamente ao longo dos anos, devido às alterações da curvatura da córnea, provocada pelos milhares de movimentos do piscar dos olhos.
Foto Reprodução/Internet
Sintomas do astigmatismo
Quem tem astigmatismo sente dificuldade de enxergar para perto e para longe. Os objetos parecem desfocados e as linhas e contornos não são visualizados com boa definição. Como a imagem fica embaçada é possível que o astigmata sinta dores de cabeça constantes.
Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima
Tratamentos
O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes corretivas (óculos e lentes de contato) ou cirurgias a laser. A escolha da melhor correção será decidida pelo médico e pelo paciente, após a realização de exames específicos. Muitos pacientes optam pela cirurgia a laser, pois ela proporciona a independência total ou parcial do uso de óculos ou lentes de contato. Para saber mais sobre a cirurgia para astigmatismo acesse a página de cirurgia refrativa.
Referência bibliográfica – H.Olhos Paulista.
Por: Dr. Francisco Magalhães, Médico Oftalmologista