NotíciasNutrição

O que beber durante a dieta? Saiba que bebidas podem te ajudar a emagrecer

Nutricionista aponta a água como carro-chefe de qualquer programa de emagrecimento, mas dá outras dicas. Veja receita de suco verde

Metade da população brasileira quer emagrecer, segundo pesquisa divulgada no início deste ano pela Nielsen Holding, empresa especializada em pesquisa de consumo. Ainda de acordo com o levantamento, 76% desses indivíduos adotam uma nova dieta em busca de seus objetivos e 64% fazem exercícios. Nessa busca pelo corpo sonhado, é importante estar atento também ao que se bebe. Nada de refrigerantes ou bebidas açucaradas em geral. Já a água costuma ser apontada como um dos líquidos mais eficientes no processo de emagrecimento. Mas chás e sucos verdes também podem considerados poderosos aliados de uma dieta saudável, como explica a nutricionista Jéssica Giannini.

Água

Em 2016, pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, divulgaram um estudo indicando que o consumo de água pode auxiliar na perda de peso. O estudo, que contou com mais de 18 mil participantes analisados de 2005 a 2012, revelou que as pessoas que aumentam a ingestão de água em um a três copos a mais por dia acabam consumindo menos calorias. Tanto que a redução de calorias diárias consumidas pelos participantes da pesquisa ficou entre 68 a 205. A ideia é de que quando se troca bebidas açucaradas pela água, aumenta-se a hidratação e a sa

ciedade e reduz-se a ingestão calórica.

– A água é mais do que indispensável para o emagrecimento. Um corpo bem hidratado trabalha mais rápido e tem as suas funções metabólicas otimizadas – explica Jéssica.

Chás

De acordo com a nutricionista, um dos principais benefícios do chá está em combater a retenção de líquidos, classificada como vilã em qualquer dieta. Especialmente no caso dos com propriedades termogênicas, como o chá preto, o verde, o de canela e o de gengibre, que aceleram o metabolismo.

– Em um processo de emagrecimento, os chás são muito bem-vindos. Além de possuírem funções termogênicas, auxiliam a combater a retenção de líquidos – afirma.

Sucos verdes

Segundo Giannini, o suco verde tem diversas propriedades benéficas, e que pode ajudar na hora de controlar a fome.

– O suco verde auxilia no controle da fome e na melhora do trânsito intestinal, uma vez que é rico em fibras, vitaminas e antioxidantes. Além disso, possui baixa caloria – declara.

Exemplo de receita de suco verde:

Ingredientes:

Duas maçãs verdes;

Duas folhas de couve;

Água gelada.

Modo de fazer:

Bata as maçãs (sem as sementes) e a couve no liquidificador, acrescentando água até ficar na consistência desejada. Se preferir, pode adoçar com um pouco de mel ou acrescentar ingredientes como folhas de hortelã e uma colher de sopa de chia ou de semente de linhaça.

Fruta in natura é melhor que suco

Apesar de os sucos naturais serem uma opção saudável, Jéssica Giannini defende que o consumo da fruta in natura o mais indicado, visto que todas as propriedades são mantidas.

– Ambos são saudáveis, ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes, mas sempre será preferível consumir a fruta in natura. Quando se faz o suco, parte das fibras alimentares presentes nas frutas são quebradas e muitas vezes o suco é coado, perdendo ainda mais fibras – afirma.

Outro ponto importante é que preparar um suco exige uma quantidade maior de frutas.

– Por exemplo, não é comum uma pessoa consumir quatro laranjas in natura, mas essa quantidade de fruta é utilizada para preparar um único copo de suco. Embora a fruta seja saudável, contém frutose (açúcar natural das frutas) e não deve ser consumida em excesso, principalmente em dietas de controle de peso – explica.

Dieta líquida x dieta sólida

Com a esperança de um emagrecimento rápido, muitas pessoas acabam recorrendo a dietas mais radicais, como, por exemplo, a líquida. Esse estilo de alimentação, baseado apenas no consumo de líquidos como água, sopas e sucos, não é indicado para indivíduos saudáveis.

– A dieta líquida tem indicação para pacientes cirúrgicos e que estão com alguma doença específica, na qual possuem a digestão comprometida. Para pessoas saudáveis, não – observa Jéssica Giannini.

Fundamental, em qualquer dieta, é que ela seja associada a um programa de exercícios físicos, para que haja um bom gasto calórico.

– O ponto principal do emagrecimento é o déficit calórico, ou seja, gastar mais energia do que se consome. É possível alcançar isso com uma dieta sólida. Dietas líquidas tendem a ser pobres em nutrientes e a longo prazo podem acarretar no desenvolvimento de doenças – ensina.

Por: Gabriela Maruyama, para o EU Atleta — São Paulo

Fonte: Jéssica Giannini,nutricionista

pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos,

Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/o-que-beber-durante-a-dieta-saiba-que-bebidas-podem-te-ajudar-a-emagrecer.ghtml

Deixe uma resposta