O que acontece quando você bebe 2 litros (ou mais) de água por dia
Exagerar na dose pode fazer mal até quando se trata de água, sabia?
Que beber água é importante para o funcionamento do corpo, você provavelmente já sabe. Afinal, 70% do nosso organismo é composto pelo líquido. Por outro lado, aquele ditado “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose” é verdade: exagerar na ingestão de água também não é recomendado.
“Caso o volume do líquido no organismo seja muito grande, pode ocorrer uma diluição do sódio disponível. Quando isso acontece, e a quantidade do mineral fica abaixo dos 135 mEq por litro de sangue,a pessoa acaba desenvolvendo um quadro chamado hiponatremia”, explica a nutricionista Caroline Ligi, de São Paulo. Desse modo, os riscos de lesões no cérebro, problemas cardíacos e falência dos rins aumentam.
Afinal, quanta água devemos beber por dia?
Mas a verdade é que a maioria das pessoas nem sequer chega perto de desenvolver esse problema: muitos não tomam a quantidade de água recomendada por dia. E que número seria esse? 35ml para cada quilo de peso corporal, afirma a nutricionista Kerlin Schmitz, cofundadora da Divina Terra.
Ou seja, se você pesa 70 quilos, deve ingerir 2,45L de água por dia (afinal, 35 x 70 = 2.450 ml). O ideal é não beber tudo isso de uma vez só, mas sim, distribuir em diversos copos ao longo da rotina.
Contudo, é claro que esse número pode variar de acordo com sexo, idade, doenças existentes e prática de exercícios físicos (os esportistas, inclusive, devem mandar para dentro 45ml para cada quilo, enquanto os idosos, de 20 a 30ml). “No caso de quem transpira muito ou tem perda frequente de líquidos (diarreias), também é necessário o aumento da quantidade de água consumida no dia”, complementa Caroline Ligi.
E quer entender por que você deveria se esforçar para atingir esse número? Veja a seguir:
1 – Seu metabolismo “acelera”
A lipase, uma enzima muito importante para a queima da gordura corporal, precisa da água para ser ativada e funcionar a todo vapor.
2 – Seus treinos são mais eficazes
A desidratação afeta negativamente o desempenho nas atividades físicas, principalmente aquelas de resistência (como a corrida)
Portanto, o indicado é caprichar na garrafinha antes, durante e depois das sessões. Isso não só evita cãibras como melhora a resposta dos músculos ao estímulo.
3 – A pele fica linda
Não adianta gastar rios de dinheiro com os cremes hidratantes e os séruns mais potentes do mercado se você não hidrata seu corpo de dentro para fora.
4 – Nada de inchaço
Pode parecer contraditório, mas beber água previne a retenção de líquidos. Isso porque quando em um estado de desidratação, o organismo entende que precisa economizar toda e qualquer água presente nos tecidos e nos órgãos. Desse modo, há o aparecimento do inchaço em regiões como pernas, pés e até olhos (alô, olheiras!)
5 – Você come menos
Muita gente confunde sede com fome, sabia? Esse é um mecanismo de defesa do cérebro, que dá sinais de fome para tentar obter água dos alimentos.
Portanto, quando a vontade de comer algo bater, beba um copo de água. Se o problema for desidratação, o apetite ficará saciado em poucos minutos.
Por: Giovana Santos
Fonte:Kerlin Schmitz, nutricionista e cofundadora da Divina Terra.
Caroline Ligi,nutricionista de São Paulo
Transcrito: https://boaforma.abril.com.br/alimentacao/beneficios-da-agua/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification