NotíciasNutrição

O frango estragou? Veja tempo ele dura na geladeira (cru ou preparado)

Ele pode ser armazenado de alguns dias até um ano. O tempo de duração pode variar dependendo se está congelado ou refrigerado

Frango é considerado uma carne básica em muitos lares. No entanto, esta saudável e deliciosa fonte de proteína apresenta um alto risco de contaminação bacteriana. É por isso que é importante prepará-lo armazená-lo e cozinhá-lo adequadamente caso contrário, pode se tornar uma fonte de doenças.

Armazenar frango na geladeira é conveniente, mas muitas pessoas podem se perguntar por quanto tempo podem refrigerar o frango com segurança.

QUANTO TEMPO DURA O FRANGO NA GELADEIRA?

(Foto:Reprodução/Internet)

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o frango cru pode ser mantido na geladeira por aproximadamente 1 a 2 dias. O mesmo se aplica ao peru cru e outras aves.

Já, o frango cozido pode durar na geladeira por aproximadamente 3 a 4 dias.

Armazenar frango na geladeira ajuda a retardar o crescimento bacteriano, pois as bactérias tendem a crescer mais lentamente em temperaturas abaixo de 4° C.

Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Além disso, o frango cru é melhor armazenado em um recipiente à prova de vazamentos para evitar que seus sucos vazem e contaminem outros alimentos. Frango cozido deve ser refrigerado em um recipiente hermético.

Se você precisar armazenar frango por mais tempo que isso, é melhor guardá-lo no freezer.

Pedaços de frango cru podem ser armazenados no freezer por até 9 meses, enquanto um frango inteiro pode ser congelado por até 1 ano. O frango cozido pode ser armazenado no freezer por 2 a 6 meses.

COMO SABER SE O FRANGO ESTRAGOU

(Foto:Reprodução/Internet)

Se você deixou o frango na geladeira por mais de alguns dias, é possível que tenha estragado.

Abaixo estão algumas maneiras de saber se o frango em sua geladeira estragou:

Mudanças na cor: o frango cru e cozido que está começando a ficar com uma cor verde acinzentada está estragado. Manchas de mofo cinza a verde indicam crescimento bacteriano.

Cheiro: Tanto o frango cru quanto o cozido emitem um cheiro ácido que lembra amônia quando estraga. No entanto, pode ser difícil perceber esse cheiro se o frango tiver sido marinado com molhos, ervas ou temperos.

Textura: Frango com textura viscosa estragou. Lavar o frango não destruirá as bactérias.

Se você suspeitar que o frango em sua geladeira está estragado, descarte-o.

Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

RISCOS DE COMER FRANGO ESTRAGADO

O frango tem alto risco de causar intoxicação alimentar, pois pode estar contaminado com bactérias como Campylobacter, Salmonella e outras.

Normalmente, essas bactérias são eliminadas quando você cozinha bem o frango fresco.

No entanto, você ainda precisa evitar cozinhar e comer frango estragado. Embora o reaquecimento ou cozimento possa matar as bactérias da superfície, ele não elimina algumas das toxinas produzidas pelas bactérias, que podem causar intoxicação alimentar se você as comer.

A intoxicação alimentar pode causar sintomas desconfortáveis e às vezes perigosos, incluindo febre alta, calafrios, náuseas, vômitos, diarreia, fezes com sangue e desidratação.

Em alguns casos, intoxicações alimentares graves podem exigir hospitalização e até levar à morte.

Por: Larissa Serpa

Fontes: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)

Boa Forma

Transcrito: https://boaforma.abril.com.br/alimentacao/o-frango-estragou/

Deixe uma resposta