NotíciasNutrição

Nutricionista dá dicas de como manter dieta em casa

Uma boa alimentação pode ser cultivada em casa, com pequenas hortas que não precisam de muito espaço, sendo viáveis até mesmo em apartamentos.Em pequenos vasos, pode-se cultivar plantas e ervas medicinais. Entre elas, manjericão, sálvia, tomilho, orégano, salsa, alecrim, salsão e hortelã, por exemplo.

“Isso se deve a comprovações científicas da ação terapêutica das plantas medicinais. Quando ingeridas via alimentação, ativam o processo de desintoxicação, executam atividade antioxidante e anti-inflamatória. Podem ser usadas na forma de temperos frescos ou seco em diversas receitas com carnes, peixes, frutos do mar, sopas, molhos. Ajudam a realçar o sabor e tornam o alimento mais palatável e nutritivo”, disse a nutricionista.

Conheça os benefícios de algumas dessas ervas que você pode ter na sua própria horta. Além de super benéficas e saudáveis, também pode ser uma opção econômica.

Urilux/ Thinkstockphotos/ Getty Images (/)

– Manjericão – é uma ótima fonte de magnésio, Vit C, A E K, maganes, cobre , cálcio e ferro. Melhora do sistema imunológico, adstringente, cicatrizante, fungicida, digestivo.

– Salvia – Fonte de Vit K, magnésio, ferro, manganês, cobre, acido fólico. Fonte de flavonoides. Antisseptico, calmante, anti inflamatório, protege o organismo contra a ação dos radicais livres, inibição de inflamação de gengiva, antibacteriano.

– Tomilho – Rico em Vit A,C, ferro, potássio. Anti alérgico, anti-inflamatóriom antimicrobiano, previne envelhecimento, ajuda no funcionamento do intestino devido a alta concentração de fibras, reduz ansiedade e compulsão alimentar, queima de gordura corporal, melhora a imunidade.

– Alecrim- Possui 15 flavonoides e compostos fenólicos identificados, dentre eles o acido rosmarínico, o ácido carnosoico e a carnosol, esses dois últimos com importantes efeitos anti proliferativos. alivio de doenças respiratórias, desordens de fertilidade, analgésico, antirreumático, carminativo, diurético, antiepilético e hepatoprotetor.

– Salsinha- Rica em fibras, vitaminas do complexo B, C, E, ferro, cálcio, fósforo e potássio. Efeito diurético, ajuda a reduzir pressão arterial, combate a anemia, auxilia na digestão.

Hortelã- Rica em antioxidades, Vitamina A, B6,C,E,K, acido fólico e riboflavina. Antibactericida, antifúngico, anti-inflamatório, melhora digestão, síndrome do intestino irritado, melhora de sintomas da asma e problemas respiratórios,
Podem ser usadas na forma de temperos frescos ou seco em diversas receitas com carnes, peixes, frutos do mar, sopas molhos. Ajudam a realçar o sabor e torna o alimento mais palatável e nutritivo

Por: Estela Lopes

Texto: Redação Corpo a Corpo

Fonte: Renata Branco, nutricionista.

Transcrito: https://corpoacorpo.com.br/dieta/nutricao/nutricionista-da-dicas-de-como-manter-dieta-em-casa/12914

Deixe uma resposta