Número de bariátricas aumenta 47% no Brasil
Quase uma em cada cinco pessoas adultas é obesa, e as cirurgias de redução de estômago se tornaram cada vez mais populares
Lutar contra a balança não é apenas uma questão de estética. Para muitas pessoas tem um significado mais amplo: viver de forma mais saudável. O Brasil é um país onde os níveis de obesidade só aumentam, quase uma em cada cinco pessoas adultas é obesa, e as cirurgias de redução de estômago se tornaram cada vez mais populares.
Recentemente, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil chegou aos 105,6 mil, um crescimento de 47% em relação ao ano de 2012. No entanto os médicos alertam que a bariátrica não é apenas uma cirurgia, é uma mudança no estilo de vida.
“Ao optar em fazer uma cirurgia bariátrica, o paciente deve ter em mente que isso fará parte de uma mudança no estilo de vida. Fazer a cirurgia vai além da mesa cirúrgica e deve ser encarada como uma mudança de hábito com programas de prática de atividade física e reeducação alimentar”, informa a médica Clarissa Guedes.
“São muitos os fatores que levam a obesidade: além do sedentarismo, alimentação inadequada, fatores emocionais e genéticos”, afirma a cirurgiã do aparelho digestivo, Dra Clarissa Guedes. A médica ainda chama a atenção para os perigos do excesso de peso, que com o passar do tempo, pode levar a problemas mais sérios, como hipertensão arterial, alterações de colesterol, apneia do sono, problemas cardiovasculares, pneumológicos, diabetes, refluxo entre outros distúrbios”, conclui.
Por: Carol Dias
Fonte: Dra. Clarissa Guedes, médica
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica