NotíciasSaúde em Foco

No Dia do Beijo, especialista alerta para cuidados com a saúde bucal

Nesta sábado, 13 de abril, é celebrado o Dia do Beijo. O ato, prática comum para demonstrar afeto, seja entre família, amigos ou namorados, ganhou uma data comemorativa por ser uma das manifestações de carinho mais antiga entre os seres humanos. O dia também se torna uma boa oportunidade para rever os cuidados com a saúde bucal. Por haver a troca de saliva, doenças como sapinho, mononucleose, herpes e inflamações são potencialmente transmissíveis.

A cirurgiã dentista Katarina Chaves, da Blanc Odontologia, alerta para a importância de higienizar bem os dentes. “Na boca, existe uma infinidade de bactérias que podem se instalar em outra parte do organismo, provocando uma infecção”, afirma. Por isso, é importante, além da atenção com higienização, observar os sinais demonstrados pelo corpo que podem indicar algum tipo de contaminação, como mau hálito, inflamações na gengiva e aftas.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Leuven, na Bélgica, 87% dos casos de halitose, doença que causa mau hálito, são de origem bucal, sendo 32% relacionados a problemas periodontais, ou seja, dentre os fatores bucais, a causa é a falta de higiene oral deficiente e consequentemente a formação de placas dentárias que causam o mau hálito. “A higiene deve ser bem feita, incluindo a língua, além do uso do fio dental diariamente”, argumenta Katarina

De forma geral, bactérias, vírus e fungos que estejam presentes na saliva podem ser transmitidos pelo beijo. A mononucleose, popularmente conhecida como doença do beijo, provoca sintomas como mal estar, dor no corpo, febre, dor de garganta e aumento dos gânglios. “O principal detalhe que deve ser levado em conta são as pessoas que estejam com o sistema imunológico mais debilitado, pois ficam mais vulneráveis a essas infecções”, diz Katarina Chaves.

Por isso, tenha cuidados gerais com a saúde: coma bem durma bem e beba bastante água no dia a dia. Problemas bucais crônicos, como a gengivite, também tornam mais vulnerável a outras infecções. “Portanto, mantenha a higiene bucal em dia: escove os dentes, use fio dental e fique atento aos sinais que indicam doenças bucais, como boca seca, mau hálito, sangramentos e feridas na boca”, fala Katarina.

Por: Carol Dias

Fonte: Katarina Chaves,cirurgiã dentista da Blanc Odontologia

Deixe uma resposta