Nível de condicionamento físico altera sistema hormonal para equilíbrio do corpo
Especialista explica como o sistema endócrino se manifesta de acordo com a atividade
sistema endócrino controla diversas funções, coordenando e integrando órgãos e sistemas, de forma a manter o equilíbrio do organismo. Sempre que esse equilíbrio for alterado, o sistema endócrino promoverá a liberação e/ou supressão de determinados hormônios a fim de restaurar o bom funcionamento dos órgãos e sistemas. O exercício, uma vez que exige uma rápida modificação do metabolismo a fim de suprir as demandas dos músculos em atividade, altera este equilíbrio, desencadeando respostas hormonais responsáveis por promover ajustes nos sistemas digestivo, respiratório, cardiovascular e excretor, de forma a adequar a oferta e a demanda de nutrientes necessários ao esforço físico realizado.
As respostas hormonais ao exercício dependem não só da variabilidade individual (por exemplo: stress emocional, sexo e idade). A magnitude das respostas hormonais depende também do nível de condicionamento físico, do grau de hidratação, do tipo de alimentação do indivíduo, entre outros fatores. Em relação ao exercício, devemos levar em consideração o tipo, a intensidade e a duração do mesmo, bem como o tempo de repouso, pois de acordo com essas variáveis, as respostas hormonais serão mais ou menos intensas. Por exemplo: uma corrida a 8 km/h para um sedentário é considerada uma atividade intensa, consequentemente as alterações hormonais serão igualmente intensas. Já para um atleta, esse exercício pode ser considerado de baixa intensidade, e nesse caso as respostas hormonais podem sequer ser notadas.
O exercício desencadeia uma série de reações metabólicas a fim de transformar carboidratos, proteínas e gorduras em uma forma de energia capaz de ser utilizada pelos músculos em atividade. Para garantir que o aporte de energia seja mantido em níveis adequados durante a prática dos exercícios, é necessário que ocorra uma regulação hormonal a fim de promover uma interação entre músculos, fígado e tecido adiposo de forma a manter níveis adequados de açúcar (glicose) e ácidos graxos livres no sangue.
Podemos entender portanto, que o sistema endócrino é um sistema de manutenção da integridade do organismo, mobilizando órgãos e sistemas particularmente nas situações de maior demanda de energia, como nos exercícios físicos, proporcionando as adaptações necessárias para manter a glicemia e garantir um aporte energético adequado para os músculos em atividade.
Por: Gerseli Angeli e Turibio Barros, Orlando, EUA
Fonte: Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Membro do conselho científico da Midway Labs, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros. Membro do American College of Sports Medicine. www.drturibio.com. (Foto: EuAtleta
Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/nivel-de-condicionamento-fisico-altera-sistema-hormonal-para-equilibro-do-corpo.ghtml