FitnessNotícias

Não se arrisque: diminuir intensidade de treinos pode ser vantajoso para não reduzir função imunológica

Especialista alerta para que corredores respeitem os sinais do corpo e priorizem descanso

A corrida deve tornar o corredor menos vulnerável a doenças pois fortalece o sistema imunológico, pode ajudar a melhorar o sono e a reduzir o estresse. Então, por que alguns corredores se resfriam ou ficam doentes com frequência? Pesquisas sérias mostram que a falta de sono e períodos freqüentes de estresse elevado podem reduzir severamente a função imunológica. Um dos melhores jeitos de diminuir o risco de infecções é não treinar demais. O exercício moderado reduz esse risco, mas corridas de velocidade, corridas longas e competições tendem a aumentá-lo.

Sabendo disso, pode acontecer de você ficar gripado no meio da sua preparação para uma prova. Isso pode ser chato e frustrante, mas o quanto antes você entender e realizar que não está se sentindo bem e aliviar nos treinos, maior as suas chances de passar menos tempo debilitado. Muita gente insiste e continua treinando forte. Não faça isso! Dependendo da intensidade da sua gripe, pode ser que um treino leve ou com trechos de caminhada, possa fazer bem. Mas se você está bem debilitado ou com febre, nada de treino, invista em cama e comida para se recuperar.

E se isso acontecer na semana da sua prova? Calma, quem está bem condicionado pode ficar uma semana sem treinar. Então, uma boa estratégia é ficar sem treinar a semana toda e ir para a prova. Pode ser que seu corpo se recupere completamente para competir. Mas pode ser que você ainda se sinta um pouco debilitado, então, se achar que vale ficar de fora para recuperar um pouco mais, tudo bem. Você só não pode transformar um problema de uma semana em um problema de um mês por causa de pressa para recuperar.

Por: Gustavo Luz — Rio de Janeiro

Fonte: educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 20 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições (Foto: EuAtleta)

Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2018/10/28/nao-se-arrisque-diminuir-intensidade-de-treinos-pode-ser-vantajoso-para-nao-reduzir-funcao-imunologica.ghtml

Deixe uma resposta