Não é só pular: faça um treino completo apenas utilizando a corda
Personal trainer ensina quatro exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar com o acessório
É brincadeira de criança, mas também pode ser treino sério. Muito utilizada no crossfit e entre os boxeadores, a corda é um exercício eficaz para quem quer emagrecer, ganhar condicionamento físico, agilidade, equilíbrio, coordenação motora ou simplesmente melhorar a saúde. E o melhor de tudo é que pular corda não requer grande estrutura, pelo contrário. Você só vai precisar de uma corda, um tênis e um espaço qualquer
O primeiro passo é escolher uma corda adequada à sua altura e um tênis com amortecimento por causa do impacto com o solo. Os iniciantes devem começar com 10 minutos de atividade e ir aumentando gradativamente de acordo com a melhora do condicionamento. E não é só pular. A corda pode ser utilizada como apoio para outros tipos de exercícios. Confira abaixo uma sequência sugerida pela personal trainer Ingred Menezes.
1. Corrida no lugar para aquecer
Posição inicial: em pé, braços rentes à lateral do corpo e no sentido contrário das pernas.
Execução: simule uma corrida no lugar. Ao levantar uma perna suba simultaneamente o braço do lado oposto.
Frequência: realize este movimento por 30 segundos, quantas vezes for capaz, respeitando o limite do seu corpo.
2. Pular corda
Posição inicial: pés alinhados e as extremidades das cordas nas mãos.
Execução: inicie os giros e pulos com movimentos simples. Quando a corda tocar o chão, pule sobre ela.
Frequência: realize o máximo de saltos que puder dentro de um minuto.
3. Stiff unilateral com as cordas nas mãos
Posição inicial: em pé com os pés alinhados paralelamente, mantenha a coluna ereta, o abdômen bem contraído e os braços estendidos à frente do corpo segurando a corda dobrada no meio.
Execução: equilibrando-se com uma perna, flexione o tronco para frente ao mesmo tempo que eleva a outra perna para trás e para o alto, com a ponta do pé voltada para baixo. Volte à posição inicial sem tocar o pé no chão.
Frequência: são 10 movimentos com a perna direita e mais 10 com a perna esquerda.
4. Avanço com a corda
Posição inicial: em pé, joelhos direcionados para frente e as pontas dos pés na mesma direção. Mantenha o corpo alinhado sem inclinar-se para frente.
Execução: coloque uma das pernas à frente simulando uma passada. Ao mesmo tempo segure a corda dobrada e estendida sobre a cabeça. A perna que fica para trás não pode ter o joelho encostado no chão. Flexione a perna no ângulo de 90 graus. Depois troque a perna.
Frequência: são 10 movimentos para cada perna.
Experimente você também, em casa ou até mesmo na rua. Bom treino!
Por: Eu Atleta, Rio de Janeiro
Fotos: Léo Cordeiro
Fonte: trainer Ingred Menezes
Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/nao-e-so-pular-faca-um-treino-completo-apenas-utilizando-a-corda.ghtml