FitnessNotícias

Música e corrida: especialista avalia prós e contras de correr ouvindo uma trilha sonora

Os fones de ouvido já fazem parte do equipamento e do visual dos atletas, amadores ou não. Conheça os pontos positivos e negativos

Correr ouvindo música. Alguns não vivem sem, outros acreditam ser prejudicial. Há de fato pontos positivos e negativos sobre esse tema. Entenda:

Algumas pesquisas mostram que correr ouvindo músicas de que você goste e que “se encaixem” no seu ritmo te ajudam a correr mais rápido e com menor percepção de esforço. Nosso corpo tende a seguir o ritmo da música, o que ajuda a manter a cadência das passadas. Uma cadência alta, por sua vez, é algo que contribui para uma boa postura e biomecânica da corrida.

Música afasta a monotonia

Treinos longos e solitários podem ficar mais produtivos com uma música para animar. Alguns até a chamam de “doping natural”.

Música pode prejudicar o ato de ouvir o próprio corpo

Perceber o próprio corpo durante a corrida é algo importante. Ter a percepção de que os movimentos estão sendo feitos de forma prejudicial é algo que pode ajudar na prevenção de lesões, e isso é particularmente importante quando pensamos no impacto das passadas. Correr amenizando bem o choque com o chão é algo que previne lesões e um de seus sinais é o barulho que o pé faz ao tocar o chão. Quanto menor o barulho, mais suave é a passada. Portanto, nesse quesito, estar distraído com o som de uma música pode ser um problema.

Questões de segurança

Correr em ambientes externos, principalmente na rua, exige uma divisão de atenção. É preciso tomar cuidado com carros, outras pessoas e ruídos externos. Atravessar a rua com um som ligado no ouvido pode dificultar a segurança no trânsito. Por isso, música e ruas perigosas não combinam.

A tendência do mindfulness (atenção plena)

Nesse momento atual da sociedade, no qual vivemos bombardeados de informações e distrações, há muitos benefícios descritos sobre a conexão entre corpo e mente; é sobre estar realmente presente nas atividades realizadas. Por isso, correr pode ser um bom momento para simplesmente correr. Conectar-se com o corpo e esvaziar os pensamentos. Nesse caso, músicas poderiam ficar para outra ocasião.

Pesando prós e contras, acredito que há momentos em que a música pode ser muito bem-vinda, enquanto em outros não. Sem radicalismos e com bom senso, os treinos com certezas serão excelentes, segundo a individualidade e o momento de cada um.

Por: Raquel Castanharo — Jundiaí, SP


Fonte: Fisioterapeuta formada e mestra em biomecânica da corrida na USP. Realizou pesquisa em biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, Canadá. Trabalha com fisioterapia e avaliação biomecânica em São Paulo e Jundiaí. www.raquelcastanharo.com.br (Foto: Eu Atleta)

Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2019/07/06/musica-e-corrida-especialista-avalia-pros-e-contras-de-correr-ouvindo-uma-trilha-sonora.ghtml

Deixe uma resposta