Músculo e idade: como os músculos se transformam ao longo dos anos
Com o envelhecimento do corpo, a quantidade de tecido muscular e até a aparência dos músculos acabam se transformando
QUAL A RELAÇÃO ENTRE MÚSCULO E IDADE?
O envelhecimento do organismo traz uma série de mudanças funcionais e uma das primeiras alterações que notamos está relacionada às dimensões corporais, como a diminuição de massa magra, o aumento da gordura corporal e até a diminuição da qualidade óssea.
“À medida que envelhecemos, principalmente a partir dos 50 anos, acontece um processo gradativo e completamente natural, onde o nosso tecido muscular diminui, dificultando o alongamento, o ganho e a manutenção dos músculos, e prejudicando até a coordenação motora”, explica o Dr. Nemi Sabeh Jr, médico do esporte.
Músculos e idade têm sim uma relação Foto: Reprodução/Internet
– Qual o melhor período da vida para ganhar músculos?
Nunca é tarde para começar a praticar exercícios, mas segundo o médico do esporte, até os 30 anos os tecidos do corpo são mais saudáveis e respondem melhor aos estímulos das atividades físicas, crescendo e ficando mais fortes com mais facilidade. Após esse período, com o passar dos anos, se torna mais difícil ganhar e manter os músculos. “Devido a redução e enrijecimento do tecido muscular, os músculos tendem a enfraquecer e ter menos respostas às atividades físicas, tornando a hipertrofia mais difícil. Apesar disso, é possível sim ganhar músculos na terceira idade”, completa Sabeh Jr.
– Afinal, como o corpo ganha massa muscular?
Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima
A frequência dos treinos de força na rotina de exercícios físicos resulta em um processo conhecido como hipertrofia, que acaba causando microlesões nos músculos, fazendo com que o corpo tenha que trabalhar na recuperação muscular, deixando esses tecidos mais fortes e possibilitando o ganho de massa — dessa forma, os músculos aumentam tanto em força quanto em tamanho.
“Porém, para que esse processo funcione adequadamente é muito importante ter uma dieta balanceada, rica em proteínas e carboidratos bons, e também respeitar o período de descanso entre as atividades, pois é nesse momento que os músculos são construídos”, indica o médico.
Logo, o crescimento dos músculos permite que gradativamente pesos mais pesados sejam trabalhados na rotina de exercícios.
– Quais os melhores exercícios para ganhar e manter os músculos em dia?
Foto: Reprodução/getty
Independente da idade, é sempre importante ter o acompanhamento de profissionais para definir uma dieta e treinos adaptados para as necessidades e capacidades do corpo de cada pessoa. “Para manter os músculos ‘em dia’, os exercícios de força que envolvem o levantamento de peso, são os mais indicados para ganhar e fortalecer os músculos. E na juventude é comum realizar atividades com maior intensidade, uma vez que o corpo se recupera rapidamente, diferente da terceira idade, que tende a ter mais chances de se lesionar”, conta.
– Outros fatores que impactam na mudança dos músculos
A relação músculo e idade não é a única que se altera. Além do natural avanço da idade, outros fatores também podem impactar a qualidade e mudança dos músculos, como o sedentarismo, a má alimentação, o consumo de álcool e de drogas, que tendem a dificultar o desenvolvimento e a manutenção dos músculos.
“Esses fatores, assim como a sobrecarga e a falta de descanso também são maléficos para estes tecidos. Por isso, para ter bons resultados, é essencial ter uma boa alimentação, abandonar os maus hábitos, praticar atividade física e fazer acompanhamento médico”, conclui.
Por: Victoria Theonila
Fonte: Dr.Nemi Sabeh Jr, médico do esporte.
Transcrito: https://boaforma.abril.com.br/movimento/musculo-e-idade/