Musculação: quanto tempo leva para começar a fazer efeito?
E o que acontece com o seu corpo quando você coloca a prática na rotina
A musculação é um exercício que traz muitos benefícios para a saúde. E quando o assunto é estética, a prática também garante suas vantagens. É comum, então, que a ansiedade surja logo no começo das sessões: afinal, quanto tempo leva para vermos os resultados no espelho? Confira a resposta:
O QUE ACONTECE COM NOSSO CORPO QUANDO FAZEMOS MUSCULAÇÃO
Matheus Vianna, personal trainer e criador do método “treinando sem dor” explica que durante a musculação, nós temos diversas respostas do organismo para fornecer energia e competência funcional o suficiente para a prática.
“Como por exemplo, o aumento da frequência cardíaca pela necessidade do sangue rico em O2 precisa chegar mais rápido nos tecidos, aumento do fluxo sanguíneo para as articulações o que favorece a mobilidade articular, aumento da liberação de hormônios que permitirão gerar mais força e mais atenção durante o treino”.
Isso acontece pois ocorrem contrações que resultam em lesões musculares, demandando maior aporte de oxigênio para os tecidos musculares, aumentando os batimentos cardíacos, a pressão arterial e a temperatura corporal, modulando alguns hormônios como adrenalina e noradrenalina.
E APÓS O EXERCÍCIO FÍSICO?
O corpo, após o treino de musculação, fica inflamado devido as lesões musculares ocasionadas, e de acordo com Walid Nabil Ourabi, especialista pela Sociedade Brasileira da Medicina do Exercício e do Exercício e do Esporte (SBMEE), essa inflamação é de extrema importância para a hipertrofia muscular e aumento da massa muscular.
Além disso, a energia que é gasta durante a prática precisam ser restaurados através da hidratação, alimentação e descanso adequado e hormônios que trazem a sensação de bem estar e prazer são liberados.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima
EM QUANTO TEMPO OS RESULTADOS APARECEM
Segundo os profissionais, essa resposta depende de diversos fatores: sua meta, alimentação, frequência e intensidade dos treinos.
De acordo com a ciência, em um intervalo de 8 a 12 semanas já é possível ter um resultado expressivo quando o assunto é o físico.
“Entretanto para um iniciante é mais fácil ainda notar as diferenças como melhor da coordenação intermuscular e intramuscular que é conhecida também como adaptação neural que um estágio inicial de ganho de força, melhora da execução dos exercícios, etc” compartilha Matheus.
Já sobre a disposição, é instantânea. “A partir do primeiro treino já é possível notar a melhora de alguns campos da saúde, pela liberação de neurotransmissores relacionados a humor, relaxamento, controle de ansiedade e disposição. Claro que isso só vai perdurar se a pessoa mantiver frequência na pratica dos exercícios ao longo da vida” completa Walid.
COMO MELHORAR O DESEMPENHO NA ACADEMIA
Foto:(Reprodução/Internet)
Não existem atalhos quando o assunto é saúde. A melhor forma de garantir resultados “rápidos” e “certeiros” é buscando auxilio de profissionais especializados, um educador físico para estruturar os treinos, um nutricionista para prescrição de dieta personalizada de acordo com os objetivos e necessidades e um médico para avaliar todo o perfil metabólico e a saúde como um todo para quem não haja excessos e nem falta pensando na saúde e na estética caminhando juntas.
Compartilhe com os amigos essa matéria via:
WhatsApp Face Book e Telegram
Por: Giovana Santos
Fonte: Matheus Vianna, personal trainer e criador do método “treinando sem dor”
Walid Nabil Ourabi, especialista pela Sociedade Brasileira da Medicina do Exercício e do Exercício e do Esporte (SBMEE)
Transcrito: https://boaforma.abril.com.br/movimento/musculacao-resultados/