Mudanças no estilo de vida no trabalho ajudam na redução de peso?
Médico clínico e intensivista Luis Fernando Correia analisa resultados de programa que abordou questões biológicas da ingestão de alimentos e desenvolveu motivação em participantes
Diferentes ensaios randomizados já avaliaram que intervenções de estilo de vida para perda de peso têm eficácia limitada nos locais de trabalho. Mas de acordo com um novo estudo da Obesity, principal revista da The Obesity Society (TOS), um novo programa chamado Peso Saudável para Viver (HWL) – implementado com e sem substitutos de refeição, entregue pessoalmente ou por videoconferência – mostrou uma perda de peso significativa em funcionários após seis meses.
O programa aborda questões biológicas da ingestão de alimentos como fome, desejos de comida e preferências alimentares. Além disso, desenvolve motivação essencial para mudanças de comportamento que levam à perda de peso: são tópicos que muitas vezes não fazem parte das intervenções tradicionais no estilo de vida, principalmente no trabalho.
Mudanças no estilo de vida no trabalho ajudam na redução de peso? — Foto: Reprodução/Internet
Doze locais de trabalho na área de Boston foram randomizados para uma intervenção de 18 meses com ou sem substitutos de refeições por um fornecedor comercial. Os espaços foram escolhidos aleatoriamente, com oito locais de intervenção e quatro de controle divididos por tipo de local de trabalho (organizações comerciais, sem fins lucrativos etc). Os participantes nos locais de intervenção foram randomizados individualmente com o programa de perda de peso em grupo entregue pessoalmente ou por videoconferência.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Os voluntários eram funcionários com sobrepeso ou obesidade. Mais de 80% eram do sexo feminino, com idade média de 48 anos e índice de massa corporal (IMC) de 33 kg/m². Para recrutar o grupo, as organizações enviaram e-mails informando sobre o estudo. Aproximadamente 260 indivíduos se inscreveram nos grupos de substituição de refeições, enquanto 76 estavam no grupo controle. O recrutamento ocorreu entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016, com o julgamento concluído em fevereiro de 2018.
Os resultados foram medidos por uma equipe de pesquisa que não teve nenhum papel na entrega de intervenção. As avaliações foram realizadas no início, aos 6 meses em todos, e aos 12 e 18 meses nos participantes da intervenção.
Mudanças no estilo de vida no trabalho ajudam na redução de peso? — Foto: Reprodução/Internet
A pesquisa mostrou que, com 6 meses, a perda de peso foi de 8,8% no grupo Peso Saudável para Viver; no outro grupo, com substitutos de refeição, foi de 8%. Ambos apresentaram melhorias na saúde geral, vitalidade e sono, e também mantiveram a perda de peso superior a 5% com 18 meses.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Um fato relevante é que a perda de peso clinicamente significativa foi mostrada entre os participantes juntamente com menores taxas de abandono e redução sustentada de peso em 18 meses. A baixa eficácia e flexibilidade de uma intervenção de baixo custo por videoconferência também foi atestada.
Por: Luis Fernando Correia
Fonte: Luis Fernando Correia, Clínico e intensivista com certificado em Inovação pelo MIT, ex-chefe da emergência do Samaritano, o Doc hoje se dedica à divulgação de temas ligados à saúde
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2023/01/27/mudancas-no-estilo-de-vida-no-trabalho-ajudam-na-reducao-de-peso.ghtml