NotíciasNutriçãoSaúde em Foco

Mitos sobre o açúcar

Banner de dentro dos postsMuitas pessoas já devem ter ouvido alguma crítica enquanto comia um doce ou adoçava um alimento. Principalmente se você estiver de dieta! O açúcar é comumente tratado como um dos vilões da saúde e poderia render horas de discussão sobre seu consumo em uma alimentação saudável. Porém, como já dissemos, o açúcar é essencial para o bom funcionamento do organismo e o seu consumo equilibrado gera diversos benefícios (para o corpo e para a alma).
Por isso, antes de demonizá-lo e excluí-lo completamente da alimentação, que tal desvendar alguns desses mitos que já ouvimos por aí?

1. O consumo de açúcar é causa da obesidade, diabetes ou outras doenças graves.
MITO: consumo de açúcar isoladamente não pode ser considerado como causador dessas doenças. Algumas instituições científicas, como ONU para a Alimentação e a Agricultura, OMS, Instituto Americano de Medicina e Academia Americana de Nutrição e Dietética, já concluíram que suas causas estão ligadas a diversos fatores, e não exclusivamente ao açúcar.

sugar-1514247_1280

2. Açúcar aumenta a glicemia
MITO: o aumento da glicemia pode ocorrer pelo consumo de açúcar e também pelo consumo de calorias na forma de amido, como apontam os estudos clínicos da Associação Americana de Diabetes. Ou seja, uma pessoa diabética pode consumir doces, desde que seja em uma quantidade proporcional à sua dieta.

3. Açúcar causa cárie
MITO: o risco de cárie dentária é quase inexistente se for feita a higiene oral adequada, com o uso de flúor em cremes dentais e na água. Entre vários fatores que podem causar a cárie, não é possível determinar uma quantidade exata de consumo de açúcar que irá aumentar o risco. O importante é sempre manter a higiene oral!

4. Açúcar provoca aumento de peso
MITO: o aumento da gordura do corpo ocorre devido à ingestão de calorias além do necessário. As calorias podem ser obtidas em qualquer nutriente calórico – como proteína, carboidratos, álcool, gorduras – e não exclusivamente pelo açúcar. Além disso, o acúmulo de calorias (não “queimá-las”) também é uma forte causa do aumento de peso.

5. O aumento no consumo de calorias é responsável pela obesidade
MITO: a obesidade não é causada apenas pelo consumo de calorias em excesso, também pode ocorrer pela falta de atividades físicas. Em um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Stanford University, em 2014, homens e mulheres continuaram consumindo a mesma quantidade de calorias, mas diminuíram drasticamente a prática de atividades físicas por um período. O resultado? Aumento da obesidade!

O importante é saber que os problemas de saúde envolvem inúmeros fatores, e não exclusivamente um alimento. Por isso, manter uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos e um docinho para melhorar o humor são fundamentais para uma boa qualidade de vida!

Fonte: Faculdade de Medicina da Stanford University

Instituto Americano de Medicina e Academia Americana de Nutrição e Dietética

Transcrito:http://www.campanhadoceequilibrio.com.br/categoria/saude/mitos-sobre-o-acucar/

Banner de dentro dos posts 2

Deixe uma resposta