NotíciasNutrição

Mitos e verdades sobre a alimentação

Separamos as dúvidas mais frequentes sobre alimentação e saúde

Ter uma alimentação saudável é um dos assuntos mais discutidos na atualidade. Talvez seja por isso que há vários mitos sobre o tema. Muitos deles são tão antigos e enraizados que fica difícil excluí-los.

Para ajudar você a desvendar os mitos e verdades sobre alimentação, preparamos este artigo. Acompanhe!

1.Ficar sem comer emagrece?

Mito. Quando você não se alimenta, pode deixar seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso.

Além disso, ficar sem se alimentar por um longo período favorece a compulsão alimentar, ou o consumo de alimentos em maior quantidade.

Assim, é preciso ter o cuidado para não exagerar nas restrições alimentares. Ao invés de ajudar, isso acaba atrapalhando na sua perda de peso!

2.Utilizar roupas quentes para suar mais, aumenta a queima de gordura?

Mito. Roupas quentes intensificam a sudorese, o que pode causar desidratação, mal estar e até desmaio. Além disso, pode atrapalhar o seu treino.

3.Ter uma alimentação rica em fibras auxilia no emagrecimento?

Verdade. Uma alimentação rica em fibras pode prevenir ou auxiliar em tratamentos para a perda de peso.

Esses alimentos estimulam a mastigação, que exerce um efeito direto sobre o hipotálamo, produzindo sensação de saciedade, o que diminui a ingestão de outros alimentos.

As fibras também auxiliam no funcionamento intestinal e podem interferir no tempo de absorção de nutrientes, especialmente gorduras e açúcares.

4.O ovo aumenta o colesterol?

Mito. O ovo, por conter em sua gema aproximadamente 213 mg de colesterol, foi considerado um vilão da dieta, e sua recomendação foi limitada durante muito tempo.

Hoje, muitos estudos demonstram uma relação inversa entre o consumo de ovo e o aumento de colesterol, e ainda enfatizam os benefícios que podem trazer à saúde, entre eles:

•favorecimento da memória;

•capacidade cognitiva e;

•formação de novos neurônios.

Estudos científicos comprovam que as doenças cardiovasculares estão mais relacionadas com as complicações hereditárias e maus hábitos alimentares, como ingerir gorduras saturadas, principalmente as trans, do que com os níveis de colesterol dos ovos.

5.Praticar exercícios em jejum emagrece?

Mito. A queima de calorias depende dos estoques de carboidratos do organismo, que diminuem quando ficamos em jejum.

Assim, exercícios em abstinência alimentar causam diminuição da massa muscular e não de gordura, além do risco de hipoglicemia e hipotensão durante o exercício.

Logo, evite praticar exercício físico em jejum ou em intervalo maior do que 4 horas entre a última refeição.

6.O câncer se alimenta somente de açúcar?

Mito. Apesar de as células cancerígenas se alimentarem da glicose, diminuir a quantidade de açúcar ingerida não fará, necessariamente, que elas parem de se desenvolver.

Nosso organismo tem uma espécie de sistema de segurança que impede que o nível de glicose no sangue caia abaixo de um certo número.

Portanto, comer menos açúcar apenas fará com que o corpo use seus recursos restantes para produzir a glicose sozinha, e não impedirá o desenvolvimento das células cancerígenas.

Agora, cuidado com os excessos do mesmo, pois pode levar a maiores chances de se tornar obeso e, aí sim, aumentam as possibilidades de se desenvolver o câncer, pois a obesidade gera uma cascata de inflamação no organismo.

Como vimos, ainda existem muitos mitos com relação à alimentação. Contar com a ajuda de um profissional nutricionista é a melhor forma de esclarecer as suas dúvidas, além de contribuir para uma dieta mais equilibrada.

Por: Dra. Vanessa Cirilo Caetano

Fonte: Dra. Vanessa Cirilo Caetano, Nutricionista CRN9 -19417

Solus Oncologia

Rua São Sebastião 867 – Juiz de Fora /MG

Telefone: (32) 3512-3333

www.solusoncologia.com

Transcrito: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/especial-publicitario/solus/tudo-sobre-cancer/noticia/2020/11/27/mitos-e-verdades-sobre-a-alimentacao.ghtml

 

Deixe uma resposta