Médicos Radiologistas esclarecem diferenças entre Tomografia, Raio-X e Ressonância Magnética
Tomografia computadorizada, Raio-x e Ressonância magnética são exames que tem, entre seus objetivos, oferecer uma imagem de alta resolução dos órgãos internos do corpo. Os três utilizam a tecnologia computacional para fazer uma verdadeira fotografia interna. No entanto, mesmo com finalidades parecidas, os exames apresentam mecanismos distintos. Para esclarecer sobre isso, os médicos radiologistas da Lucilo Maranhão Diagnósticos, Dr Lucilo Maranhão Neto e Dr Marcos Miranda Filho elencam as principais dúvidas, diferenças e especificidades de cada exame.
1 – O que é Tomografia?
É um método de diagnóstico por imagem que utiliza assim como o raio-X a radiação ionizante para criar imagens de altíssima resolução espacial de todo o corpo humano, através de “cortes” seccionais com destaque para estruturas e órgãos internos. Trata-se de um método de exame extremamente rápido, indolor e muito preciso, sendo também bastante utilizado em emergências.
2 -O que é Ressonância?
A Ressonância Magnética é um método revolucionário de diagnóstico por imagem, não invasivo e que não utiliza radiação ionizante, portanto, não oferece riscos à saúde inerentes à radiação. É feita através da utilização de um potente campo magnético, ondas de radiofrequência e computadores, para produzir imagens com alta resolução de contraste das estruturas internas do corpo.
4 – Tem alguma contra-indicação?
Há algumas contra-indicações à ressonância magnética. As principais são marca-passos cardíacos e materiais metálicos ferro-magnéticos implantados no corpo, principalmente quando próximos a estruturas nobres como encéfalo e vasos sanguíneos.Portanto, antes da realização do exame, o paciente passa por um criterioso questionário, que o classifica em apto ou não à realização do exame. Já os exames de Raio-x e tomografias emitem radiação e, por isso, devem ter uma boa indicação em relação à exposição x ganho
diagnóstico.
5 – Qual o tempo do exame de ressonância, tomografia e raio-x?
Em geral, segundos são suficientes para a realização da maioria dos exames de tomografia e Raio-X. Estudos contrastados podem demorar um pouco mais, dependendo da área de interesse. A maioria dos exames de ressonância tem duração de 15 a 30 minutos podendo se estender a 60 minutos, dependendo da região do corpo a ser estudada e de quantas imagens serão necessárias para o esclarecimento do diagnóstico.
6 – Quais as vantagens da Ressonância?
A principal vantagem da ressonância magnética é que não há o emprego da radiação ionizante na concepção das imagens. Outra vantagem seria uma característica própria do método, que é a grande capacidade de diferenciação tecidual (contraste tecidual) maior em relação à tomografia.
7 – Quais as vantagens da tomografia?
A tomografia não é um exame invasivo e com ele é possível obter imagens em uma percepção espacial mais nítida. Ela consegue distinguir os tecidos, deixando mais fácil a detecção de anomalias que podem ser melhor estudadas. Ótima para avaliação pulmonar, sinusites, derrames cerebrais, cálculos urinários, estadiamentos tumorais e fraturas.
9 – Quando é indicada a ressonância e quando é indicada a tomografia e raio-x?
Em geral, os três métodos se prestam muito bem no diagnóstico das lesões de todo o corpo humano, cada uma tendo suas vantagens inerentes e características próprias. A indicação do método vai se basear nas hipóteses diagnósticas do médico assistente. Todavia, de maneira geral, a Tomografia e o raio-x são bons para avaliar os pulmões, traumas, estadiamentos oncológicos, e avaliações iniciais neurológicas. Já a Ressonância está reservada para casos duvidosos dos primeiros métodos, avaliações de articulações e neurológicas.
Por: Carol Dias
Fonte: Dr Lucilo Maranhão Neto e Dr Marcos Miranda Filho,médicos radiologistas da Lucilo Maranhão Diagnósticos
Fotos: Divulgação Internet