Maracujá: Muito Além do Calmante!
O maracujá é uma fruta originária das regiões tropical e subtropical. Seu nome em português é derivado da língua indígena tupi, significando “alimento na cuia” ou “fruto que serve”. O Brasil é seu maior produtor e consumidor, embora esteja presente também em outros países.
É o fruto das plantas do gênero botânico passiflora, conhecido pelas suas propriedades calmantes e consequentemente utilizado em remédios fitoterápicos. Esse tipo de vegetal conta com alcaloides derivados de serotonina e do triptofano, e assim tem o poder de atuar em certos receptores em nosso cérebro. É daí que vem o efeito tranquilizante.
Maracujá, nutrição e saúde
Como você já deve saber, um dos principais problemas do alto consumo de frutas é seu índice glicêmico. O açúcar presente nelas também pode lhe prejudicar, e por isso é importante buscar por opções que tenham um índice menor, como os frutos cítricos.
Um maracujá médio tem cerca de 0,9 g de frutose, pouco mais que os 0,6 g de um limão. Para efeito de comparação, uma manga contém 16,2 g! Ainda assim, é recomendável que você o consuma em smoothies verdes, maximizando o potencial benéfico para seu organismo. Clique aqui para conferir uma lista de receitas.
E tem mais: além do baixo índice glicêmico, uma pesquisa de 2017 concluiu que o piceatannol, uma substância presente na semente dos maracujás, pode ajudar a regular a sensibilidade à insulina. No estudo, homens acima do peso que tomaram piceatannol durante 8 semanas demonstraram melhoras na saúde metabólica.
Vitaminas e minerais
Como outros cítricos, os maracujás têm boa quantidade de vitamina C, que ajuda na prevenção de gripes e resfriados. Também possui boa concentração de vitamina A, do complexo B, ferro, sódio, cálcio e fósforo.
Chama atenção ainda a boa quantidade de magnésio. Um maracujá inteiro tem cerca de 5 mg do mineral. Dentre diversas funções no nosso organismo, o magnésio é um redutor natural de estresse e ansiedade. Como pesquisas recentes indicam que boa parte da população está carente desse mineral, vale a pena estar atento a isso.
Então, coloque o maracujá no seu smoothie! Além de sabor, você ganhará um combo de vitaminas e minerais. Aproveite da forma correta mais essa maravilha tropical que pode turbinar a sua saúde!
Referências bibliográficas:
.J Am Coll Nutr. June 2005; 24(3):166-71
.Nutrients, 9(10), 1142. doi:10.3390/nu9101142
.Health Benefits of Passion Fruit. Mercola.com Feb 18. 2016
Por: DR. RONDÓ
Fonte: Dr. Rondó é médico, Cirurgião Vascular com ampla expertise em nutrologia. Especializou-se em Terapias Antioxidantes pelo The Robert W. Bradford Institute, nos EUA, e no Regenerations Zentrum Dr. Kleanthous Embh (Heideberg), na Alemanha. Graduado pela Faculdade de Santo Amaro em 1983. É membro e diplomado pelo American College of Advancement in Medicine. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de diversos livros. (CRM 47078)
Transcrito: https://www.drrondo.com/maracuja-muito-alem-do-calmante/