Manter a postura alta, inclinar o corpo, dar passos curtos… 7 dicas para correr melhor
Detalhes podem ser cruciais durante a atividade física. O principal acessório que o atleta possui é o seu próprio corpo e como ele executa os movimentos durante os treinos, explica fisioterapeuta
Existem cada vez mais recursos para ajudar os atletas a correrem melhor e com menor risco de lesões. Tênis com alto investimento em tecnologia, meias de compressão, GPS, roupas próprias para corrida. A lista só aumenta e traz inegáveis benefícios aos corredores. Porém é importante lembrar que o principal acessório que o atleta possui, o qual ele deve realmente investir, é o seu próprio corpo e como ele executa os movimentos durante a corrida. O melhor tênis do mercado não vai proporcionar resultados se a sua musculatura estiver fraca e você correndo de um modo inadequado, não é?
A fisioterapeuta Raquel Castanharo, especialista do Eu Atleta, passa algumas dicas básicas de como correr de uma forma saudável e cuidar do corpo:
1 – Manter a postura alta
Manter o corpo ereto e não deixá-lo totalmente relaxado reduz o impacto com o solo e facilita a execução dos movimentos da corrida de forma adequada.
2 – Dê passos mais curtos
Passos muito grandes, onde o pé aterrissa no chão bem distante do corpo, gera maior sobrecarga sobre o joelho e o quadril além de ser um movimento pouco eficiente.
3 – Fuja do “padrão sentado”
Muitos corredores apresentam uma flexão de tronco e quadril acentuada, o que lembra uma postura sentada. Correr assim prejudica as articulações e diminui o desempenho. Para corrigir este movimento mantenha a postura alta e trabalhe a musculatura do quadril e do abdômen.
4 – Não olhe para baixo
Parece bobagem, mas não é. Quando olhamos para frente ativamos um sistema reflexo do nosso corpo que facilita a ação dos músculos necessários para a corrida. Olhar para baixo torna as coisas um pouco mais difíceis para o nosso corpo.
5 – Manter a cadência alta (número de passos por minuto)
Além, é claro, de ter uma boa extensão de quadril para trás (a extensão de quadril é o movimento responsavel pela impulsão do corpo à frente).
6 – Incline-se para frente
Inclinar o corpo todo levemente para frente (não somente o tronco) poupa energia na corrida e pode ser uma das armas para melhorar o seu índice.
7 – Faça exercícios funcionais
Não fique restrito aos equipamentos de academia. Faça também exercícios funcionais que envolvam equilíbrio, propriocepção, mudanças de direção e movimentos similares ao da corrida. Assim, o seu corpo terá um repertório motor mais eficiente para a prática da atividade física.
Por: Eu Atleta, Rio de Janeiro
Fonte: Fisioterapeuta formada e mestra em biomecânica da corrida na USP. Realizou pesquisa em biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, Canadá. Trabalha com fisioterapia e avaliação biomecânica em São Paulo e Jundiaí. www.raquelcastanharo.com.br (Foto: EuAtleta)
Transcrito; https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/manter-a-postura-alta-inclinar-o-corpo-dar-passos-curtos-7-dicas-para-correr-melhor.ghtml