NotíciasSaúde em Foco

Manga: 9 benefícios, receitas, tipos e como escolher

A manga é o fruto da mangueira, uma árvore frutífera originária da Ásia que faz sucesso em países tropicais, como o Brasil, e tem vários benefícios. Com sabor doce e refrescante, é matéria-prima de diversas receitas (de mousse a saladas) e seu consumo ajuda desde o melhor funcionamento do intestino até a hidratação aos cabelos.

Benefícios da manga

Os benefícios da manga são os mais diversos, de prevenção de doenças à beleza da pele e cabelos. Isso porque a fruta é repleta de nutrientes essenciais ao nosso corpo.

Veja as principais vantagens em adicionar a manga ao seu cardápio:

  Foto: Reprodução/internet

– Combate a diabetes

– Alivia a prisão de ventre

– Previne o câncer

– Protege o coração

– Reduz o colesterol ruim

– Fortalece a imunidade

– Retarda o envelhecimento

– Protege a pele

– Hidrata os cabelos

1. Combate a diabetes

A manga é uma excelente aliada no tratamento da diabetes devido à grande quantidade de fibras que apresenta.

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) concluiu que a manga é rica em pectina, uma fibra solúvel capaz de reduzir os níveis de glicose no sangue.

Ao final da análise, cientistas constataram que pacientes com diabetes que consumiram manga tiveram cerca de 107 mg/dl de glicose no sangue. Enquanto aqueles que não se alimentaram do fruto tiveram índices de 330 mg/dl.

2. Alivia a prisão de ventre

Se você sofre de prisão de ventre, a manga pode ser um alimento que te aliviará os sintomas.

Cerca de 300 gramas por dia da fruta (uma unidade) são suficientes para combater a doença, pois a manga tem efeito laxativo.

Os dados são de um estudo desenvolvido pela Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos. A fruta ainda apresenta potencial para quem tem Doença de Crohn por sua ação anti-inflamatória no intestino.

3. Previne o câncer

A mesma pesquisa ainda revelou que a manga estimula a produção de ácidos graxos de cadeia curta no organismo. Ou seja, libera moléculas que diminuem o risco de infecções e tumores na região do intestino.

Assim, a fruta pode reduzir as possibilidades do desenvolvimento de câncer de intestino.

Além disso, diversos tipos de manga apresentam uma boa quantidade de polifenóis e pectina, substâncias que auxiliam a prevenir e combater o câncer de cólon, de mama e de próstata.

4. Protege o coração

Comer duas porções de manga diariamente pode prevenir doenças do coração, como hipertensão e infarto – especialmente em mulheres.

A conclusão é de um estudo da Universidade da Califórnia (Estados Unidos), que revela que, devido à alta presença de polifenóis (substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias), a manga é uma ótima opção para proteger o coração.

Após 14 dias consumindo manga, 24 voluntárias apresentaram níveis mais equilibrados de frequência cardíaca, pressão arterial e respiração.

5. Reduz o colesterol ruim

Devido à presença de vitamina C, acredita-se que o consumo diário de manga é capaz de reduzir significativamente os níveis de colesterol ruim.

Vale lembrar que altas quantidades de colesterol ruim causam obstrução das artérias e, assim, elevam os riscos de infarto.

6. Fortalece a imunidade

De acordo com a nutróloga Paula Vasconcelos, justamente por conter bastante vitamina C e vitamina A, a manga é indicada para fortalecimento do sistema imunológico.

Portanto, auxilia no combate a infecções e inflamações, protegendo o corpo contra doenças.

7. Retarda o envelhecimento

Por seus efeitos antioxidantes, a manga tem sido muito utilizada em produtos para a pele. Não à toa: as propriedades da fruta combatem o envelhecimento e, assim, deixam a pele ainda mais bonita.

8. Protege a pele

Se você deseja uma pele linda e saudável, saiba que a manga tem ação fotoprotetora, protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol.

Apesar dos raios solares serem benéficos para os ossos e formação da vitamina D, a exposição constante pode causar queimadura, vermelhidão, envelhecimento precoce e doenças, como câncer de pele.

9. Hidrata os cabelos

Para quem tem cabelos ressecados, a manga é capaz de hidratar os fios e deixá-los mais definidos. Afinal, o óleo de manga, extraído do caroço da fruta, apresenta vitaminas e componentes como cálcio, fósforo e ferro – capazes de nutrir os cabelos e deixá-los saudáveis.

É indicado para quem tem cabelo cacheado ou crespo; ou para pessoas que ficam muito tempo sob o sol, água do mar ou piscina.

Manga engorda?

Devido às fibras e por ter um efeito laxante, a manga pode oferecer uma ajuda extra a quem quer emagrecer.

Contudo, é importante consumi-la in natura, não adicionar açúcares e outros condimentos mais calóricos, e respeitar a quantidade orientada por nutricionista. Paula alerta que, em excesso, a manga pode ter efeito contrário e engordar.

A médica recomenda o consumo de 200 g de manga por dia. Isso equivale à metade de uma manga média.

Tipos de manga

Mais de 1.600 tipos de manga já são reconhecidos pelo mundo – sendo a Índia o país que concentra maior variedade, com aproximadamente mil espécies.

Já no Brasil, os tipos de manga mais conhecidos são:

– Manga Rosa

– Manga Palmer

– Manga Espada

– Manga Tommy

– Manga Haden

– Manga Carlotinha

1. Manga rosa

    manga rosa – Foto: Reprodução/internet

A manga rosa, como o nome sugere, possui casca de coloração rosada. Sua polpa contém bastante fibra e tem cor amarela bem forte.

Seu sabor é bastante adocicado e é um dos tipos de manga mais apreciados. É conhecida também por apresentar bastantes fiapos, devido à sua alta quantidade de fibras.

Por ter poucas calorias e carboidratos, a manga rosa é requisitada por quem busca uma vida mais saudável e quer eliminar peso.

2. Manga Palmer

    manga Palmer – Foto: Reprodução/internet

A manga Palmer é a mais popular em território nacional, sendo apreciada por ter pouca fibra e sabor bastante doce. Seu caroço é pequeno em relação ao tamanho da fruta, o que faz com que sua polpa corresponda à 70% de cada unidade.

É querida também por não ter fiapos, facilitando a ingestão da fruta. Assim, costuma ser a mais usada na alimentação de crianças.

Este tipo de manga é ótimo para a pele, devido à sua quantidade de oxidantes. Além dos benefícios contidos em todas variações da fruta, é usada no combate de doenças pulmonares, como bronquite e tosse, por ter ação antibacteriana.

3. Manga Espada

manga espada – Foto: Reprodução/internet

A manga espada é alongada, achatada e possui casca esverdeada, sendo um dos tipos de manga mais antigos do Brasil.

É comercializada com grande abundância no país e apresenta, geralmente, preço mais baixo comparado a outras espécies de manga.

Esta variação de manga reduz o colesterol ruim por sua boa quantidade de vitamina C; e melhora a saúde dos olhos, por sua alta concentração de vitamina A.

4. Manga Tommy

     Manga Tommy – Foto: Reprodução/internet

A manga Tommy é a mais cultivada em território nacional e, segundo a nutróloga Paula Vasconcelos, é ideal para quem tem constipação intestinal – pois contém muitas fibras.

Também conhecida pelo nome de “Manga Tommy Atkins”, sua polpa é firme e bastante suculenta. Tem formato oval e casca de coloração amarela à laranja (por vezes com manchas vermelhas ou roxas).

5. Manga Haden

    manga Haden – Foto: Reprodução/internet

A manga Haden é mais arredondada do que os demais tipos de manga, tem poucas fibras e sua polpa é amarela e bem consistente.

Tem origem na Flórida, Estados Unidos, e seu nome é uma homenagem ao capitão John Haden, que tinha um pé de manga Haden na região.

Alguns estudiosos acreditam que essa variedade de manga serviu, há séculos atrás, como base para o surgimento dos outros tipos de manga existentes hoje.

É uma fonte natural para prevenir câncer (especialmente câncer de cólon, câncer de mama e câncer de próstata), pois possui polifenóis e pectina.

6. Manga Cartolinha

 

manga Carlotinha -Foto: Reprodução/internet

A manga Carlotinha, também chamada de “manga Carlota” é a menos cultivada no Brasil e tem origem na Ásia. É bastante doce e suculenta, sem fiapos. Comparada aos demais tipos de manga, é pequena e arredondada.

Estudiosos acreditam que o nome deste tipo de manga é justificado pela existência de um pé de manga na residência de Carlota Joaquina, esposa de Dom João VI e rainha de Portugal.

Ainda, esta manga é pouco calórica, com apenas 39 calorias; e contém poucas gorduras saturadas e totais.

Quantas calorias tem uma manga?

Confira uma comparação para identificar os tipos de manga, suas calorias e nutrientes (em cerca de 100 gramas da fruta):

 

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), Conselho Federal de Nutricionistas

Receitas com manga

Mousse de manga light

A nutricionista Renata do Amaral ensina em seu blog uma receita de mousse de manga light simples e rápida.

Ingredientes do mousse:

2 mangas grandes descascadas e picadas

2 potes de iogurte desnatado ou natural

1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)

4 claras de ovo

Ingredientes da calda (opcional):

2 mangas grandes descascadas e picadas

Adoçante a gosto

Modo de preparo do mousse:

Bata as claras em neve e reserve. No liquidificador, bata as mangas, o iogurte e a gelatina já dissolvida (conforme orientações no envelope).

Delicadamente acrescente as claras em neve ao creme de mangas e mexa bem. Despeje a mistura em um recipiente e leve à geladeira. Deixe gelar por cerca de 4 horas.

Modo de preparo da calda:

Bata no liquidificador as mangas e o adoçante. Leve a mistura ao fogo e deixe ferver por alguns minutos.

Após gelar, desenforme o mousse e sirva com a calda já fria.

Chutney de manga

Originado na Índia, o chutney é uma receita que tem atraído brasileiros por seu sabor agridoce. Normalmente, o molho acompanha carnes de porco, boi, frango e pescados. Há quem utilize o chutney até mesmo como um adicional a lanches com hambúrguer.

Portanto, confira a receita de chutney de manga da culinarista e apresentadora Bela Gil.

Ingredientes:

2 mangas descascadas e picadas

1/2 xícara de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de óleo de girassol

1/2 colher (chá) de cúrcuma

1 colher (chá) de pimenta picada

1 canela em pau

5 cravos

1 colher (sopa) de gengibre descascado e picado

1 colher (sopa) de alho picado

1/4 de xícara de vinagre de maçã

Água

Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, adicione o óleo de girassol, o alho, a cúrcuma, a canela, os cravos, a pimenta e o gengibre. Deixe dourar.

Acrescente a manga picada, o açúcar mascavo e o vinagre. Ao ferver, reduza o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos.

Neste tempo, adicione água caso começar a grudar no fundo da panela, evitando que a mistura queime. Mexa de vez em quando.

Espere esfriar e transfira o chutney para um pote de vidro fechado. Coloque na geladeira e sirva gelado.

Por: Tatiane Gonsales

Redação: Minha Vida

Fonte: Universidade de São Paulo (USP)

Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos.

Universidade da Califórnia (Estados Unidos)

Paula Vasconcelos, nutróloga

Renata do Amaral,nutricionista

Transcrito: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/35260-manga?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Deixe uma resposta