Mamografia com contraste chega com exclusividade ao Brasil no CEPEM
Feito com a tecnologia SenoBright HD, a angiomamografia permite laudos mais conclusivos
Em um país onde os novos casos de câncer de mama devem chegar a 59.700 somente este ano, o diagnóstico precoce é uma das principais maneiras de salvar vidas. Para mais precisão de imagem e resultados, a novidade é a angiomamografia, um inovador procedimento em que é realizada uma mamografia convencional com aplicação de contraste.
A tecnologia é oferecida com exclusividade no Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher (CEPEM), no Rio de Janeiro.
Feito por meio da tecnologia SenoBright HD, o novo método diminui a incidência de falsos positivos, devido a sua maior especificidade e sensibilidade em comparação à mamografia digital convencional. “Em termos diagnósticos, a angiomamografia apresenta benefícios semelhantes ao de uma ressonância magnética das mamas, mas com muito mais rapidez e conforto”, explica Dr. Henrique Pasqualette, mastologista e diretor médico do CEPEM.
O procedimento é feito com a injeção do contraste, que permite uma melhor avaliação de certas estruturas do organismo. “São realizadas as incidências convencionais e as de alta energia, na qual pequenas lesões suspeitas podem ser reveladas em virtude da neovascularização presente nos tecidos tumorais”, ressalta o especialista. Após a administração do contraste, o exame é finalizado em, no máximo, seis minutos.
Além de proporcionar resultados mais conclusivos, o exame é uma excelente opção para as pacientes que têm contraindicações à ressonância de mamas, como uso de marcapasso, fobias, insuficiência renal crônica, excesso de peso e alergia a gadolínio.
. CEPEM (Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher): Há 25 anos cuidando da saúde das mulheres, o CEPEM investe fortemente na qualificação da sua equipe médica, composta por ginecologistas, mastologistas, endocrinologistas, entre outras especialidades médicas. O centro oferece uma variedade de exames de detecção de lesões em tempo hábil, como a mamotomia, mamografia digital de campo real e a mamografia digital com detecção inteligente. Também conta com o moderno Pristina, o primeiro mamógrafo com dispositivo de compressão controlado pela paciente, e o Affirm Prone 3D, um sistema de biópsia em 3D que garante rapidez, precisão e conforto durante a realização do procedimento. É primeiro aparelho desse tipo a ser instalado no Brasil. Com unidades em Botafogo, Barra da Tijuca e Centro, o CEPEM aposta em um espaço calmo e agradável para a realização dos exames.
Por: Erica Haynes
Fonte: Dr. Henrique Pasqualette, mastologista e diretor médico do CEPEM