Mães que amamentam podem fazer exercícios? Entenda
Semana Mundial de Aleitamento Materno: médico explica os benefícios da atividade física para a saúde das lactantes, responde a partir de quando pode-se voltar aos treinos e dá dicas de cuidados com o leite
As mães que amamentam não só podem, como devem se exercitar. Essa é a recomendação de Fábio Peralta, especialista em medicina do exercício e do esporte, na Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada entre os dias 1 e 7 de agosto. De acordo com Peralta, os benefícios da atividade física para os indivíduos de uma forma geral são os mesmos para as mais novas mamães que amamentam seus bebês.
– O exercício melhora o condicionamento físico, na saúde do coração, auxilia no controle de peso, que geralmente é ganho durante a gestação, diminui o risco de anemia e melhora a força óssea – lista, destacando ainda os benefícios para a saúde mental: – Proporciona bem-estar, reduz o estresse e ainda ajuda a combater a probabilidade de depressão pós-parto.
Mães com seus bebês, uma delas amamentando, no intervalo de uma aula de pilates — Foto: Reprodução/Internet
E é fundamental manter o ritmo, pois pode-se (e deve-se) passar muitos meses amamentando: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todo bebê deve ser amamentado até os 6 meses de idade. O leite materno é a única fonte de nutrientes capaz de suprir todas as necessidades de um recém-nascido. Depois disso, recomenda-se o complemento de outros alimentos na dieta, o que não impede a mamãe de continuar amamentando a criança até os 2 anos de idade ou mais.
A partir de quando se exercitar?
Exercícios após o parto não só não faz mal para o leite materno como é recomendado — Foto: Reprodução/Internet
– De forma geral, mulheres que dão à luz por meio do parto normal podem se exercitar após 30 dias do nascimento do bebê, mas o médico deve ser consultado;
– Já as que passaram pela cesariana podem voltar após 40 a 60 dias, de acordo com a autorização do médico ginecologista;
– O ideal, todavia, é que se regule a intensidade: em geral, são recomendados exercícios de leve intensidade, ou moderada. É normal que a mulher não esteja em condições de fazer exercícios de grandes exigências, e tudo bem.
– De acordo com Peralta, é importante começar devagar, no máximo cinco vezes por semana, com atividades que evitem muito impacto, até mesmo para evitar o desconforto no seio inchado – importante escolher uma roupa confortável para não se machucar, o exercício precisa ser um prazer também.
Conheça a nossa linha de produtos na nossa pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
5 cuidados com o leite e com a mama
1- Ácido lático
– Existem estudos que tentam mostrar que o ácido lático, produzido em exercícios mais intensos, passam para o leite materno. Mas esses estudos não mostram um índice muito elevado de rejeição do bebê ao leite, que fica com o gosto um pouco modificado por causa do ácido lático. Nem faz mal, não existe contraindicação para isso. Mas como é uma fase que a gente quer que a criança receba o leite, e tenha boa adaptação, é bom evitar o exercício intenso para que isso não aconteça – explica o médico.
2 – Hidratação
O maior cuidado que as mamães devem ter nesse sentido é com relação a hidratação. Peralta ressalta que elas precisam de um aporte calórico e de uma hidratação boa para continuar produzindo leite na quantidade demandada. Por isso, mamãe, fique atenta para ingerir bastante líquido durante esse período, ainda mais se estiver fazendo atividade física!
3 – Impacto
O médico destaca ainda que qualquer atividade é permitida, como musculação, natação, pilates, yoga, caminhada, ciclismo, dança, desde que se evite um impacto e se busque proteção para as mamas, para evitar traumas ou desconforto.
– O ideal é que a mulher consiga fazer atividades moderadas. De toda forma, não custa se consultar com o médico a respeito da frequência e da intensidade ideal, importante ouvirmos o corpo e não ultrapassar os limites – completa.
4 – Proteínas
Vale consultar um nutricionista para indicação de uma alimentação adequada para quem amamenta e pratica atividades físicas. Afinal, é importante adotar uma dieta balanceada para um aporte calórico maior, além de ter atenção ao bom consumo de proteínas. Veja aqui quantas proteínas há nos alimentos que você come.
5 – Mamas vazias
Vale amamentar logo antes do treino, para esvaziar as mamas e evitar desconforto, dor e vazamentos.
Por: Rebeca Letieri, para o Eu Atleta — Rio de Janeiro
Fonte: Fabio Peralta Mathias é médico especialista em Medicina do Exercício e do Esporte, diretor da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/reportagem/2023/08/01/maes-que-amamentam-podem-fazer-exercicios-entenda.ghtml