Maçã: a dose de fibras que seca a barriga
A fruta garante a boa digestão e suas fibras seguram a fome entre as refeições, o que faz dela uma boa alternativa para o lanche. E tem mais: inserida na dieta, ajuda a eliminar 1 kg por semana!
Há um ditado de origem norte-americana que diz que “uma maçã por dia mantém o médico afastado”. E não é para menos. Essa fruta está na lista dos superalimentos, aqueles que, além dos nutrientes convencionais, têm compostos que atuam na prevenção de doenças.
O consumo diário de maçã ajuda a controlar diabetes, hipertensão e colesterol alto. Além disso, ajuda na absorção dos nutrientes de outros alimentos. Com relação ao emagrecimento, a nutricionista da GetNinjas, Marília Fabiana do Nascimento (PE), afirma que a fruta contribui para a redução de medidas graças à sua casca, que ajuda a absorver a gordura. “Suas fibras dão saciedade e sua composição ajuda a controlar a compulsão por doce”, reforça.
Como consumir
Além de diversos tipos, com variação de textura e acidez, a maçã é uma fruta que pode ser encontrada com facilidade e seu consumo é muito versátil. O mais comum é comer crua, com casca, mas Marília aponta que podemos fazer sucos, cozinhar e até desidratar maçãs, atendendo a todo tipo de paladar. E cada preparação tem uma vantagem para o organismo e para a dieta.
“O suco, por exemplo, hidrata, regula o intestino preso e reduz o apetite”, afirma a nutricionista. “Enquanto a versão cozida ajuda a conter problemas gastrointestinais”, completa, afirmando ainda que, se consumida crua, a fruta vai ajudar a reduzir o apetite e por isso é uma boa opção para os lanches entre as refeições.
Uma ótima preparação ainda é desidratar a maçã. “As crianças adoram, porque tem uma textura crocante. É uma opção saudável e gostosa para substituir salgadinhos e até batatas fritas”, ensina Marília, que recomenda também o consumo de chá de maçã para melhorar a digestão e aliviar a prisão de ventre.
Contra obesidade
Uma pesquisa da Universidade Iowa (EUA) aponta que o ácido ursólico, presente em abundância na casca da maçã, está relacionado à redução do ganho de peso e também à ausência de doenças hepáticas. O estudo mostrou que o consumo dessa substância aumentou a quantidade de gordura marrom, o tipo de gordura que libera a energia excedente no corpo, e não a acumula, no organismo dos participantes do estudo.
Marília comenta ainda que o ácido ursólico aumenta a queima de gordura e ajuda no desenvolvimento muscular, por isso, que tal uma maçã antes do treino ou da caminhada diária para potencializar os resultados?
É por esse fato que a maçã está inserida na maioria dos cardápios de emagrecimento. “Mantida uma dieta equilibrada e aliada à prática de exercícios regulares, o consumo dessa fruta pode ajudar a perder até 1 kg por semana”, reforça Marília.
Por: Ingrid
Adaptação web Victoria Bassi
Texto Rita Santander
Fonte: Marília Fabiana do Nascimento,nutricionista da GetNinjas (PE)
Transcrito: http://dietaja.uol.com.br/maca-a-dose-de-fibras-que-seca-a-barriga/