FitnessNotícias

Levantar peso na infância pode sobrecarregar ossos e articulações?

Médico ortopedista pediátrico fala sobre o impacto do exercício físico com grandes cargas para essa faixa etária e responde se criança pode fazer musculação e crossfit

Recentemente, crianças levantando altas cargas, de até três vezes o seu próprio peso, ganharam espaço nas redes sociais. Mas levantar duas ou três vezes o próprio peso durante a infância e o início da adolescência pode sobrecarregar músculos, ossos e articulações? Outras crianças devem ser incentivadas a seguir esses exemplos? E criança pode fazer crossfit e musculação?

Levantamento de peso

Criança que quer ser atleta não deve treinar até o limite extenuante — Foto: Istock Getty Images

– A criança, até a maturidade esquelética, que ocorre em torno dos 15 anos, tem cartilagem de crescimento e, dependendo da intensidade, o esforço pode causar lesões nessas cartilagens. O esqueleto (infantil) ainda não está adaptado para fazer uma intensidade muito grande. E quando você fala em três vezes o peso de um menino, é óbvio que isso é uma intensidade muito grande – analisa o médico ortopedista pediátrico Miguel Akkari, chefe do grupo de ortopedia e traumatologia pediátrica da Santa Casa de São Paulo e membro do corpo clínico hospital Albert Einstein.

Miguel avalia que uma criança que quer ser atleta não deve treinar até o limite extenuante, sob risco de encerrar a carreira precocemente.

Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

– Em cada extremidade do osso de uma criança ou adolescente há uma placa de crescimento, que é uma região de maior fragilidade. Você não deve sobrecarregar essa placa. Porque a criança pode até conseguir fazer o esforço, levantar o peso, mas a chance de abreviar a carreira é enorme – avalia.

Segundo Miguel, crianças e pré-adolescentes podem até levantar peso, desde que não sejam cargas muito pesadas, e sim adequadas à sua fase de desenvolvimento.

Mas criança pode fazer crossfit ou musculação?

Crianças se exercitam através de atividades que lembram brincadeirasFoto:  Reprodução/Internet

A prática de exercícios físicos é importante em qualquer etapa da vida, sendo um fator positivo para a fase do crescimento. E a musculação também é recomendada desde a infância, desde que seja devidamente orientada e que os limites de cada faixa etária sejam respeitados. Crossfit também pode ser feito por crianças, mas de acordo com sua faixa etária e sem incluir cargas pesadas. Tudo, de preferência, com um aspecto lúdico incluído.

– Antigamente havia um estigma de que a criança não poderia fazer musculação. Pode e deve fazer exercícios de força, é recomendado. Mas tem que analisar essa carga para não sobrecarregar lombar, joelho e ombros. Porque se há uma sobrecarga em adulto, a lesão é óssea. Na criança ou adolescente, pode ser de placa de crescimento. E o exercício em si não interfere no crescimento, mas uma lesão de esqueleto imaturo interfere –
esclarece.

Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Há uma carga ideal?

Não há uma medida exata de quanta intensidade é possível exercer sem complicações futuras na vida de uma criança. Sendo assim, Miguel Akkari acredita que o treinador de um pequeno atleta deve ter um olhar aguçado e experiência suficiente para ministrar os treinos da criança.

– O que acontece é que nós só nos damos conta que aquele esforço causa algum problema quando ele apresenta uma lesão, e muitas vezes essas lesões em crianças criarão um problema futuro. Por isso, a importância de ter um bom treinador, alguém que entenda o esqueleto infantil e sinta se aquela criança está tendo ou não alguma limitação, é de extrema importância – explica Miguel.

Hormônios

Outro ponto que merece reflexão é o aspecto hormonal. A virada hormonal de uma menina acontece em torno dos 12 ou 13 anos, e a do menino, por volta dos 15. Antes disso, não há testosterona suficiente para haver hipertrofia muscular. Até por isso, não é recomendado que durante essa maturação haja grandes exigências de esforço.

– A virada hormonal no esqueleto de um menino só vai acontecer lá pelos 14, 15 anos. Isso significa que ele pode até fazer uma atividade de força, mas não vai hipertrofiar o músculo, porque não tem hormônio para isso. Só se deve liberar uma pessoa para a carga máxima depois dos 16 anos, quando já há toda a virada hormonal e capacidade de hipertrofia muscular – explica Miguel.

Por: Redação do GE — Rio de Janeiro

Fonte: Miguel Akkari é médico ortopedista pediátrico, chefe do grupo de ortopedia e traumatologia pediátrica da Santa Casa de São Paulo e membro do corpo clínico hospital Albert Einstein.

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2023/05/05/levantar-peso-na-infancia-pode-sobrecarregar-ossos-e-articulacoes.ghtml

Deixe uma resposta