Kiwi: benefícios, calorias, como consumir a fruta
O kiwi é uma fruta exótica e rica em nutrientes. Ele pode ser poderoso aliado em dietas para emagrecimento e controle do peso corporal, visto que tem baixo teor calórico. Em 100g da fruta, há somente 59 kcal.
Segundo a nutricionista Marianne Rocha, o kiwi é fonte de vitamina C e fibras e contém diversas substâncias bioativas, como polifenóis, que se relacionam à boa saúde cardiovascular, cerebral e da pele. O consumo frequente ainda auxilia em casos de constipação intestinal e na qualidade do sono.
Benefícios do kiwi
Kiwi: benefícios, calorias, como consumir e receitas com a fruta – Foto: (Reprodução/Internet)
Confira quais são os benefícios do kiwi:
1. Imunidade: a vitamina C presente no kiwi é importante para a função imunológica e age como antioxidante;
2. Funcionamento intestinal: as fibras do kiwi são benéficas para melhor funcionamento intestinal, ajudam a prevenir aumento de colesterol e da glicemia e ainda dão saciedade;
3. Ação antioxidante: os polifenóis presentes na fruta têm ação antioxidante, que previnem danos celulares e doenças crônicas, como a doença cardiovascular;
4. Propriedade laxativa: pelo teor de fibras e pelas substâncias chamadas ráfides, que apresentam efeito laxativo, a fruta pode ser usada por quem sofre de constipação intestinal;
5. Qualidade do sono: por conter melatonina (24 µg/g) e serotonina (5,8 µg/g), o kiwi ajuda na regulação do ritmo circadiano, ajudando a dormir e na qualidade do sono, sendo especialmente benéfico para quem sofre com insônia.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Tabela nutricional do kiwi (100g)
– Calorias: 59 kcal
– Carboidratos: 12,7g
– Proteínas: 1,25g
– Gorduras: 1,00g
– Fibras: 2,92g
– Cálcio: 27,9mg
– Ferro: 0,28mg
– Vitamina A: 5,42mcg
– Vitamina E: 2,80mg
– Vitamina C: 70,8mg
– Sódio: 3mg
– Colesterol: 0mg
– Açúcar: 9g
Tipos de kiwi
Foto: (Reprodução/Internet)
No Brasil, há diferentes tipos de kiwi comercializados, como Abbot, Bruno, Hayward, Monty, MG, Golden e Kakihara, além das variedades importadas de países como Argentina, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Portugal e Nova Zelândia.
– Apesar da variedade existente de kiwis disponíveis, o valor nutricional é semelhante entre elas. As principais diferenças estão na coloração que vai do verde ao amarelo e no sabor, pois o Hayward é mais azedo, enquanto o Golden tem sabor mais doce e tropical – explica a nutricionista.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Formas de consumo do kiwi
Conforme a nutricionista Lara Natacci, diretora da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), o kiwi pode ser consumido in natura, como suco ou como ingrediente em receitas.
– O kiwi pode ser consumido puro, misturado a outras frutas (em uma salada de frutas), como suco ou como ingrediente de receitas (doce e bolos). Pode-se comer retirando a casca e cortando em cubos/pedaços ou ainda cortando o kiwi ao meio e retirando a polpa com uma colher – ensina a especialista.
Compartilhe com os amigos essa matéria via:
WhatsApp e Telegram
Por: Gabriela Maruyama, para o EU Atleta — São Paulo
Fonte: Marianne Rocha, nutricionista
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/2024/07/18/c-kiwi-beneficios-calorias-como-consumir-e-receitas-com-a-fruta.ghtml