NotíciasSaúde em Foco

Julho Laranja: campanha alerta para o atendimento ortodôntico infantil

Laço do mês aponta para a importância do acompanhamento ortodôntico interceptivo e preventivo para as crianças

Julho, mês de férias, tempo de iniciar os check ups preventivos. E a campanha Julho Laranja ressalta a importância no cuidado com os dentes durante o desenvolvimento da dentição infantil. O alerta é sobre o acompanhamento ortodôntico, que pode ser iniciado aos 5 anos de idade, possibilitando a interceptação das perdas dentárias precoces, falta de espaço entre dentes e maloclusões, que é quando não há encaixe entre as arcadas dentárias.

Segundo uma pesquisa realizada com a participação de ortodontistas da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia facial (ABOR) para a campanha “Prevenir é melhor que tratar”, apenas cerca de 15% das crianças entre 6 e 10 anos possuem uma oclusão normal. Entre as principais ocorrências estão mordida cruzada posterior e anterior, sobremordida profunda, perdas dentárias precoces e mordida aberta. Além disso, o estudo apontou que em 72% foi identificada a possibilidade de intervenção ortodôntica preventiva.

“As consultas frequentes podem ser anuais e permitem ao profissional detectar, de forma precoce, as maloclusões na dentição de leite ou mista; acompanhar a erupção e troca dos dentes; avaliar espaços para receber os novos dentes, bem como o desenvolvimento dos ossos da face”, comenta a ortodontista Katarina Chaves, da Blanc Odontologia. O acompanhamento regular com o profissional é importante e deve ser realizado em qualquer estágio da dentição, antes mesmo de finalizar as trocas dentárias, sendo possível interceptar problemas, ou seja, a criança volta a ter seu crescimento e desenvolvimento normalizado, evitando o agravamento das alterações que certamente levariam a um comprometimento maior.

Isto não quer dizer que a criança vai utilizar aparelho dentário durante todo crescimento, uma vez corrigido o problema a volta às consultas será apenas para acompanhamento. As disfunções, além da aparência de dentes desalinhados, que podem levar a dificuldade de mastigação, os ossos da face também podem estar com crescimento alterado e tal problema só pode ser resolvido durante o crescimento. Algumas crianças têm resistência a alimentos que demandem uma mastigação eficiente e muitas vezes isto está associado ao fato de que por não haver encaixe o alimento não é bem triturado.

O monitoramento e a supervisão da oclusão pode evitar diversos problemas de saúde. “As alterações podem prejudicar a fala, deglutição e respiração”, alerta Katarina. E prevenir irregularidades na dentição evita medidas mais invasivas como procedimentos cirúrgicos, sendo as intervenções precoces mais simples e com maior benefício biológico. Corrigir a posição dos dentes, melhorar a estética bucal e facial são alguns dos benefícios do tratamento. A meta é promover autoestima e bem-estar psicológicos, essenciais à saúde das crianças e adolescentes.

Por: Clara Amorim

Fonte: Katarina Chaves, ortodontista da Blanc Odontologia

Deixe uma resposta