Iogurtes podem alimentar bactérias ruins do intestino?
O iogurte é um alimento com benefícios inquestionáveis à saúde. Contudo, será que ele também pode fazer essa função?
Iogurtes podem alimentar bactérias ruins do intestino?
Sem dúvida. Ele é um alimento ancestral e com benefícios inquestionáveis à saúde, o problema está nos industrializados.
Além dos malefícios do leite de origem industrial, que aumenta inflamação e processos alérgicos por meio de um quadro conhecido por disbiose (desequilíbrio entre os micro-organismos que compõem a flora intestinal), esses iogurtes contêm substâncias tóxicas — como corantes, conservantes, derivados de petróleo nas embalagens de plásticos, açúcar refinado ou adoçantes artificiais — que interferem no equilíbrio entre as bactérias que vivem naturalmente no intestino, impedindo que haja um desenvolvimento das boas e favorecendo a proliferação das patogênicas. Para alcançar maior prazo de validade, eles ainda passam pelo processo de pausterização, o que acaba matando os lactobacilos “do bem”.
O ideal é que os iogurtes possuam “culturas vivas e ativas”, como no caso dos fermentados artesanalmente, que utilizam fontes vegetais como coco, amêndoas, castanhas ou nozes.
Por: Ana Paula Ferreira
Fonte: Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa.
Transcrito: http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/pergunte-ao-especialista/iogurtes-podem-alimentar-bacterias-ruins-do-intestino/11628