Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), completa 16 anos de fundação
Nesta sexta-feira, 12, o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), completa 16 anos de fundação. A data será comemorada com uma vasta programação, na sede da instituição, localizada no prédio histórico da extinta estrada de ferro São Luís – Teresina (RFFSA), na Avenida Getúlio Vargas, 951, Centro.
À noite o IHGC promoverá uma sessão solene, ocasião em que tomam posse novos Sócios Efetivos, além da entrega de Diploma e Medalhas de Honra ao Mérito às pessoas que prestaram relevantes serviços a Caxias e ao Instituto, dentre outras atividades. Cuja solenidade vai acontecer sob a condução do presidente da Casa, Arthur Almada Lima Filho.
Nesta ocasião, também faz-se alusão às comemorações dos 193 anos do nascimento do historiador César Augusto Marques, Patrono do IHGC.
Durante a solenidade haverá a posse dos novos Sócios Efetivos, Raimundo Nonato Borges, que ocupará a cadeira nº 11, patroneada por Dom Luiz Gonzaga da Cunha Marelim, e Conceição de Maria Assunção Araújo, que ocupará a cadeira nº 38, patroneada por Silvandira Kós Guimarães.
Na mesma ocasião, ocorrerá a entrega de Diplomas e Medalhas de Sócios Beneméritos, Mantenedores, Correspondentes, Honoríficos e Honra ao Mérito. Haverá também o lançamento da nova edição do jornal Folha do IHGC e do livro “NATUREZA ORDINÁRIA: o dever de garantir nível elevado de proteção ecológica”, do autor Evannildo de Lima Rodrigues.
PROGRAMAÇÃO
8h30 – Hasteamento das bandeiras;
19h – Solenidade de posse dos novos sócios;
21h – Lançamentos do jornal e do livro;
21h30 – Coquetel.
HISTÓRICO DO IHGC
Criado em 12 de dezembro de 2003, o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias-IHGC adota a denominação de “Casa de César Marques”, em homenagem ao ilustre médico e historiador caxiense. É uma pessoa jurídica de direito privado, regulado pela legislação civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, formada por um número limitado de sócios efetivos e ilimitados sócios mantenedores (além de outras categorias). O IHGC zela pelo patrimônio histórico e geográfico de Caxias, portanto, é reconhecido de utilidade pública por lei municipal e estadual, e, atualmente, situa-se em um prédio histórico da extinta estrada de ferro São Luís – Teresina (RFFSA), localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 951, Centro.
FOTOS
LEGENDA: A Superintendente do IPHAN, Kátia Santos Bogéa, vista na foto com o presidente do IHGC, Arthur Almada
FOTOS
VISITA EQUIPE IPHAN x EQUIPE IHGC
O Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC) terá sua sede revitalizada com a implantação de um moderno complexo cultural, com início dos trabalhos ainda este ano. A diretoria da instituição conseguiu apoio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MA), para construção de um teatro, auditório, cinema e área de exposição. Além de uma ampla biblioteca, com laboratório de restauração e digitalização de documentos.
Às vésperas de completar 16 anos de relevantes serviços à população caxiense, o IHGC recebe essa boa notícia; terá finalmente concretizado um pleito há anos solicitado ao IPHAN. O processo de licitação para as obras deve ser publicado no próximo dia 13 deste mês de dezembro.
A informação foi dada pelo presidente do IHGC, Arthur Almada Lima Filho, na manhã do último dia 3, quando na ocasião estava na capital São Luís, tratando sobre o assunto, e avisou membros da instituição para receber uma equipe de técnicos do IPHAN. Logo na tarde do mesmo dia, houve a visita para os levantamentos finais, a fim de embasar a proposta licitatória.
A equipe do IPHAN, que veio a Caxias, estava composta pelo engenheiro civil, Ivan Fraga, e a arquiteta Mariana Fensterseifer. Marcaram presença também na mesma ocasião, provenientes da capital, membros da diretoria da Módulo Serviços Ltda,
empresa interessada em participar do projeto de revitalização. São eles: os engenheiros civisYves Motta e João Manoel Barrose o administrador da empresaJônio Pavão.
Do IHGC, recepcionaram os visitantes os membros: Betânia Costa, Ezíquio Barros Filho, Ludce Machado e Erlinda Maria Bittencourt. Os quais repassaram as informações necessárias, para que o processo possa ser viabilizado a contento.
“O objetivo da visita é verificar as diretrizes técnicas para compor o processo de licitação e orientar as empresas interessadas, para que apresentem suas propostas para revitalização da sede do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias – IHGC”, ressaltou o engenheiro civil do IPHAN, Ivan Fraga.
No ano de 2013, o presidente do IHGC, Arthur Almada, enviou o projeto de revitalização da sede à então Superintendência do IPHAN-MA, que havia se comprometido, em atendê-lo, uma vez que a instituição já galgava expressiva atuação na cidade. À época, inclusive o IHGC recebeu a visita da própria superintende, Kátia Santos Bogéa, hoje Presidente Nacional do órgão, que veio pessoalmente anunciar a obra.
No IHGC, por ocasião de sua visita, Kátia Santos Bogéa recebeu dos sócios diploma e medalha de sócia benemérita, em homenagem à parceria firmada à época, com o Instituto caxiense