FitnessNotícias

IMC: qual é o índice de massa corporal ideal e como calcular

Nutricionista Cris Perroni ressalta que esta é apenas uma das ferramentas para avaliação de risco para saúde. Entenda e clique na nossa calculadora de IMC para conferir o seu

O índice de massa corporal (IMC) é muito utilizado por profissionais de saúde para avaliar o estado nutricional e o risco de mortalidade em uma população. Ele é a calculado pelo peso (em kg) dividido pela altura ao quadrado (em metros). Uma pessoa que pesa 70 kg e mede 1,72m, por exemplo, deve calcular o quadrado de 1,72 e, em seguida, dividir 70 por esse valor (70 /2,9584). O resultado dará 23,7 (aproximadamente), o que está dentro de um valor considerado ideal, adequado. Calcule o seu índice de massa corporal aqui na nossa calculadora de IMC.

Classificação do IMC de acordo com a OMS:

– IMC <18,5kg/m2 – baixo peso

– IMC >18,5 até 24,9kg/m2 – eutrofia (peso adequado)

– MC ≥25 até 29,9kg/m2 – sobrepeso

– IMC >30,0kg/m2 até 34,9kg/m2 – obesidade grau 1

– IMC >35kg/m2 até 39,9kg/m2 – obesidade grau 2

– IMC > 40kg/m2 – obesidade extrema

Nutricionista avalia a composição corporal de paciente: IMC, gordura abdominal e outros parâmetros — Foto: Reprodução/Internet

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o IMC entre 18,5 a 24,9 representa a faixa de peso adequada e o menor risco para o desenvolvimento de algumas doenças. Entretanto, o IMC não deve ser avaliado isoladamente porque não diferencia sexo, composição corporal e local de distribuição da gordura.

A localização da gordura corporal tem grande impacto na saúde: o aumento da gordura visceral (aumento da circunferência do abdômen) tem maior correlação com doenças cardiovasculares, hipertensão, esteatose hepática e diabetes.

Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima

Um indivíduo pesado, mas com grande proporção de massa muscular, seria avaliado com excesso de peso, mas não tem risco de desenvolvimento de doenças tão alto quanto outro indivíduo com o mesmo IMC, mas que tenha menos massa muscular e mais gordura.

É preciso associar medidas antropométricas como peso, altura e a avaliação da composição corporal para quantificar massa de gordura e a massa livre de gordura, ou massa magra (água, órgãos, músculos e ossos).

No consultório, podem ser utilizados adipômetro e a bioimpedância elétrica para determinação da massa muscular e gordura corporal, e o uso de trena ou fita métrica para medição de circunferência.

Foto: Reprodução/Internet

Para elaborar as estratégias nutricionais individualizadas, promover saúde e desempenho esportivo e atender aos objetivos de cada indivíduo é fundamental a anamnese (entrevista) para entender história clínica, história familiar (ex: genética, doenças na família), estilo de vida, padrão alimentar, avaliação de exames (laboratoriais e de imagem) e da composição corporal. Só a partir dessas informações é possível ser mais assertivo na escolha do tratamento nutricional. O IMC é apenas uma ferramenta, que precisa ser avaliada em conjunto com todas as outras.

Por: Cris Perroni

Fonte: Cris Perroni, Nutricionista formada pela UFRJ, pós-graduada em obesidade e emagrecimento, com especialização em nutrição clínica e em nutrição esportiva

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2022/08/17/veja-qual-e-o-imc-ideal-e-como-calcular.ghtml

Deixe uma resposta