NotíciasNutrição

Hortifruti de A a Z: Abacaxi

Banner de dentro dos postsUma delícia refrescante com garantia de saúde em todas as estações

O abacaxi pertence à família das bromeliáceas. A fruta é oriunda da América do Sul e cultivada em qualquer região quente do planeta.

ME DÁ UM ABACAXI!

A expressão popular que pede para que você descasque um abacaxi, te convida para resolver aquele que parece ser um problemão, mas vamos falar a verdade, tem coisa melhor que descascar um abacaxi e depois saborear o que essa fruta tem de melhor para oferecer? É uma doçura boa para se provar em fatias, no suco, em tortas e bolos, molhos, no sorvete, nos sucos detox e até nos chás. E a dobradinha com hortelã hein?Hum!

O abacaxi pertence à família das bromeliáceas. A fruta é oriunda da América do Sul e cultivada em qualquer região quente do planeta. É um alimento rico em vitamina C, betacaroteno e vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, manganês, potássio e ferro. Rico em fibras solúveis é ótimo para controlar os níveis de colesterol no sangue e para quem quer perder peso.

O abacaxi é uma fruta rica em bromelina, que estimula a secreção ácida no estômago, facilitando principalmente a digestão de proteína que se inicia nesse local. Ela contém muitas enzimas e fibras, além de inúmeras vitaminas, como as do complexo B. É fonte ainda de vitamina C e betacaroteno, que lhe conferem ação antioxidante.

“O abacaxi produz benefícios no controle dos níveis de: colesterol, triglicérides, glicemia, pressão arterial e ainda pode prevenir o câncer de estomago e o de intestino. Para quem gosta de malhar estimula a hipertrofia, previne anemias, diminui a retenção de líquidos e melhora a aparência da pele”, explica a nutricionista Rafaela Sampaio.

O frio logo volta a bater e com ele o resfriado. O abacaxi é um grande aliado de proteção nessa época. “Além da fruta em si, a casca do abacaxi tem ótimas propriedades como ação anti-inflamatória. Fazer um chá utilizando a casca e uns pedaços de gengibre é um ótimo remédio para a melhora do sistema imunológico”, garante a nutricionista Ana Paula Gluck Karam.

images-3

E voltando a falar da bromelina, ela é encontrada no miolo do abacaxi (aquela parte durinha). Essa enzima auxilia na digestão principalmente de proteínas. “Comer uma fatia de abacaxi pós almoço é uma tática para melhorar a digestão”, recomenda Ana Paula.

A nutricionista Rafaela Sampaio recomenda o consumo de duas fatias de abacaxi ou um copo 300ml de suco sem adoçar, de preferência após as principais refeições e ainda associada ao hortelã, que realmente fica uma delícia.

“Acima de tudo, recomendo a orientação e o acompanhamento de um nutricionista, afinal restrições existem e devem ser conhecidas e respeitadas. O consumo do abacaxi deve ser evitado, por exemplo, por pessoas com alergia à fruta, problemas hepáticos ou renais graves, problemas de hemorragia”, afirma a profissional.

Para quem está em dieta, o abacaxi é uma boa opção por ser uma fruta de baixa caloria, muitas vitaminas, alto valor nutricional, ter ação diurética (por eliminar excesso de líquido do corpo), ser fonte de fibras (ter bom trânsito intestinal) e eliminar os inchaços.

Na atividade física, a produção de radicais livres (substâncias capazes de causar danos irreparáveis às células) pode ser aumentada durante e depois do exercício, devido a demanda aumentada de oxigênio, principalmente em esportes de resistência, aumentando riscos de lesões musculares, fadiga e baixa no sistema imunológico.

“As substâncias antioxidantes são capazes de combater a ação dos radicais livres e inibir a oxidação celular. Tais nutrientes são encontrados com facilidade em diversos alimentos, como o abacaxi e agem como protetores das nossas células, impedindo reações químicas iniciadas pelos radicais livres”, explica Rafaela Sampaio.

Para a pele, o abacaxi também é uma boa pedida. Por ter a enzima bromelina, essa fruta possui um grande poder anti-inflamatório e é frequentemente usado em processos de doenças de pele, como a acne, rosácea, dermatite, eczema, psoríase. Também possui propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres. O que você está esperando para comprar agora mesmo um delicioso abacaxi?

DICAS DA NUTRI

Como se beneficiar desta fruta maravilhosa, por Ana Paula Gluck Karam. Anote qual opção mais desejar ou experimente todas!

Abacaxi cozido

6 rodelas de abacaxi
1 xícara de suco de laranja
1 pau de canela
1 colher (chá) de adoçante para forno e fogão.

Modo de preparo:

Cozinhe as rodelas de abacaxi no suco de laranja, misturado com o adoçante e a canela. Deixe até que o suco quase seque.

Abacaxi assado

Rodelas de abacaxi sem o miolo central
Ameixa seca sem caroço
Canela em pó

Modo de preparo:

Arrume as fatias de abacaxi em uma travessa, coloque as ameixas no centro das fatias (no lugar do miolo), salpique a canela sobre as fatias e coloque para assar no forno por aproximadamente 20 minutos.

Espuma de abacaxi com Hortelã

1 copo de iogurte natural desnatado
2 rodelas grande de abacaxi
10 a 15 folhas de hortelã
1 cubo de gelo e adoçante à gosto

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

PRECAUÇÃO

“O abacaxi é uma fruta muito benéfica para a saúde, só que o seu consumo em excesso pode causar alguns efeitos secundários ruins. Problemas com acidez estomacal, sensibilidade dentária, interações medicamentosas, fissuras na boca e sensibilidade gastrointestinal”, orienta a nutricionista Priscila Nunes.

XÔ DESPERDÍCIO!

A casca do abacaxi possui tantos nutrientes quanto sua polpa. Portanto, não a desperdice e utilize a casca também no preparo de chás e sucos, uma verdadeira explosão de saúde e sabor!

Escrito por: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO – ANO 09 – Nº41

Ana Paula Gluck Karam: Nutricionista funcional e esportiva CRN8/6160
Rafaela Sampaio: Nutricionista clínica CRN 11.214

Transcrito:http://revistasuplementacao.com.br/?page=interna&slug=hortifruti_de_a_a_z_abacaxi

Banner-de-dentro-dos-posts-2

Deixe uma resposta